Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14362
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_SalatielRobsonBarbosadeOliveiraJunior_tcc.pdf721,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Transparência ativa na web : uma análise dos diretórios nacionais dos partidos políticos brasileiros e suas fundações
Autor(es): Oliveira Júnior, Salatiel Robson Barbosa de
Orientador(es): Fernandes, José Lúcio Tozetti
Assunto: Transparência pública
Partidos políticos
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 25-Ago-2016
Referência: OLIVEIRA JÚNIOR, Salatiel Robson Barbosa de. Transparência ativa na web: uma análise dos diretórios nacionais dos partidos políticos brasileiros e suas fundações. 2016. 63 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A desconfiança da sociedade em relação aos seus representantes no Governo tem se mostrado crescente, reflexo de um cenário de instabilidade econômica e política. Faz-se necessária a busca por mecanismos que possam fortalecer o relacionamento entre os cidadãos e o sistema político, dentre os quais a literatura destaca a transparência na prestação de contas. No atual mundo globalizado, a internet tem se mostrado um meio eficaz e veloz que possibilita o exercício de uma gestão transparente. Dado este contexto, a presente pesquisa objetiva avaliar e analisar o nível de transparência ativa dos partidos políticos brasileiros e de suas fundações de pesquisa e doutrinação. Inicialmente, o trabalho se valeu de pesquisa bibliográfica multidisciplinar, trazendo conceitos de terceiro setor, accountability, transparência e controle social, além de apresentar um breve panorama da prestação de contas de partidos políticos no Brasil e em alguns países da América Latina. Para cumprir os objetivos a que se propõe, o estudo buscou todos os websites oficiais dos partidos políticos brasileiros e de suas fundações e analisou sistematicamente aqueles localizados, de modo a mapear a disponibilização de informações contábil-financeiras. Os resultados da pesquisa apontam para um baixo grau de transparência das organizações estudadas. Em sua grande maioria, as prestações de contas dos partidos políticos somente são encontradas na página eletrônica do Tribunal Superior Eleitoral, enquanto os documentos das fundações, em geral, não estão disponíveis na web. Contata-se que, no Brasil, existem lacunas no que se refere à transparência e prestação de contas dessas entidades, seja em termos de legislação, seja em termos de cultura das organizações, havendo ainda, portanto, um razoável caminho a ser percorrido neste âmbito.
Resumén: La desconfianza de la sociedad en relación a sus representantes en el gobierno ha aumentado en los últimos tiempos, como reflejo de un escenario de inestabilidad económica y política. Se impone como necesaria la búsqueda de mecanismos que permitan fortalecer la relación entre los ciudadanos y el sistema político. La literatura de referencia destaca la rendición de cuentas como un de esos mecanismos. En el contexto mundial atual, el Internet ha demostrado ser un medio eficaz y rápido que permite el ejercício de una gestión transparente. Esta investigación tiene como objetivo evaluar y analizar el nivel de transparencia activa de los partidos políticos brasileños y sus fundaciones de adoctrinamiento. Primero, se realizó una investigación bibliográfica multidisciplinar que permitió articular conceptos como tercer sector, “accountability”, transparencia y control social. Posteriormente, se presentó un breve panorama acerca de la rendición de cuentas de los partidos políticos en Brasil y en algunos países de Latinoamérica. Para lograr los objetivos que se proponen, el estudio buscó todos los sitios web oficiales de los partidos políticos brasileños y sus fundaciones, y los analizó sistemáticamente, con el fin de verificar la disponibilidad de la información contable y financiera. Los resultados de la encuesta apuntan un bajo grado de transparencia de las organizaciones estudiadas. En la gran mayoría de los partidos, la redición de cuentas sólo se encuentra em el sitio web del Tribunal Superior Electoral. Se puede ver que en Brasil existen lagunas en cuanto a la transparencia y la rendición de cuentas de estas entidades, en términos de legislación, y en términos de la cultura de las organizaciones, por lo tanto, todavía hay un considerable camino para recorrer en este ámbito.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons