Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1436
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_AndreaResendeLara.pdf349,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A gestão da diversidade nas melhores empresas para se trabalhar no Brasil
Autor(es): Lara, Andréa Resende
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: Diversidade no local de trabalho
Mercado de trabalho
Multiculturalismo
Data de apresentação: 2008
Data de publicação: 4-Fev-2011
Referência: LARA, Andréa Resende. A gestão da diversidade nas melhores empresas para se trabalhar no Brasil. 2008. 64 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Este trabalho teve como intuito conhecer a realidade das melhores empresas para se trabalhar no Brasil quanto à Gestão da Diversidade Cultural. Para tanto foram investigadas empresas classificadas na revista “As 150 melhores empresas para você trabalhar”, da editora Abril, edição 2007. As organizações objeto deste estudo foram as dez melhores classificadas para se trabalhar bem como as 51 (cinqüenta e uma) empresas de grande porte da mesma edição. As fontes de informação para base do estudo foi a própria revista mencionada e os websites das empresas objeto desta pesquisa. Foram apresentadas e analisadas as instituições que não disponibilizaram dados a respeito, as empresas que mencionam o assunto apenas em seus valores e códigos bem como as informações obtidas sobre o tratamento dado às pessoas com deficiência, mulheres, negros e homossexuais além das organizações que abordam a Gestão da Diversidade de maneira mais estratégica. E a análise das informações obtidas foi guiada pela análise do discurso e principalmente pela análise de conteúdo. Os resultados obtidos foram mais positivos que o esperado, pois foi verificado que 82% das empresas investigadas abordam de alguma forma a Gestão da Diversidade. O público mais abordado foi de pessoas com deficiência, seguido de mulheres, após negros e por último homossexuais. A maior parte das empresas tratam o assunto com o intuito de cumprir regras estabelecidas, seja pelo mercado quanto pelo Governo, como é o caso da lei de cotas para portadores de deficiência. Apesar de bastante abordado, ainda há muito o que ser amadurecido a respeito nas organizações brasileiras, principalmente considerando que a realidade das empresas averiguadas tende a ser melhor que da maioria no mundo organizacional do Brasil.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.1436
Aparece na Coleção:Gestão de Pessoas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.