Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14350
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_DayaneFariadeSouza_tcc.pdf209,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O coração do corpo : uma análise do modelo matrimonial nas Siete Partidas, de Alfonso X (séc. XIII)
Autor(es): Souza, Dayane Faria de
Orientador(es): Coelho, Maria Filomena Pinto da Costa
Assunto: Matrimônio
Direito medieval
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 25-Ago-2016
Referência: SOUZA, Dayane Faria de. O coração do corpo: uma análise do modelo matrimonial nas Siete Partidas, de Alfonso X (séc. XIII). 2016. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O texto normativo conhecido como Las Siete Partidas é um corpus jurídico datado do século XIII, visto como obra de grande utilidade para o estudo das sociedades do medievo castelhano. Suas leis retratam diferentes aspectos da vida social e sua apresentação como um modelo ideal de sociedade, concebido pelo rei Alfonso X, de Castela, têm o intuito de alcançar legitimidade e autoridade no reino. As Partidas revelam algumas das lógicas religiosas, políticas e culturais que davam estrutura ao pensamento coletivo da época e às experiências das relações jurídicas construídas no período, visto que são lógicas que reivindicam legitimidade. Desse modo, esta monografia propõe uma análise da regulação matrimonial presente no corpus, pautando-se na concepção que os homens medievais tinham do direito e da lei.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2016.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons