Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14349
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_KatiaRodriguesdeCarvalho_tcc.pdf709,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As contribuições da gestão democrática para dar condições às crianças e adolescentes para o exercício da cidadania
Autor(es): Carvalho, Kátia Rodrigues de
Orientador(es): Barroso, Maria Veralice
Assunto: Gestão escolar democrática
Educação
Cidadania
Direitos humanos
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 25-Ago-2016
Referência: CARVALHO, Kátia Rodrigues de. As contribuições da gestão democrática para dar condições às crianças e adolescentes para o exercício da cidadania. 2015. 30 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Por meio deste estudo, buscamos apresentar as contribuições da gestão democrática para dar condições às crianças e adolescentes para o exercício da cidadania. Procuramos identificar no âmbito da escola pública a promoção e construção de ações que promovam a cidadania neste espaço. A motivação para a realização deste trabalho surgiu pela inquietação no que diz respeito ao que se pode e ao que se tem feito, para que seja garantido o direito à participação das crianças e adolescentes no espaço escolar. Esta pesquisa é de natureza qualitativa (STAKE, 2011) e seus objetivos foram: (a) realizar levantamento de práticas educacionais voltadas para o exercício dos Direitos Humanos, da cidadania e do pensamento crítico; (b) identificar práticas em sala de aula voltadas para os temas transversais; e (c) examinar como se dão as relações interpessoais entre estudantes, professores, escola e família, numa perspectiva de participação democrática e garantia dos Direitos Humanos. Este trabalho conta com o relato da realização de oficina pedagógica de Direitos Humanos para conscientizar as crianças sobre seus direitos, em especial, o direito a ter uma boa escola.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília,Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons