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Título: Os adolescentes em medida de internação provisória de São Sebastião Distrito Federal : a percepção dos socioeducandos acerca do olhar punitivo da sociedade
Autor(es): Martins, Leonor Rodrigues
Orientador(es): Borges, Fabrícia Teixeira
Assunto: Adolescentes
Adolescentes infratores
Socioeducação
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 25-Ago-2016
Referência: MARTINS, Leonor Rodrigues. Os adolescentes em medida de internação provisória de São Sebastião Distrito Federal: a percepção dos socioeducandos acerca do olhar punitivo da sociedade. 2015. 57 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente monografiabusca refletir sobre o contexto dos adolescentes que estão sob medida cautelar de internação provisória na Unidade de São Sebastião/DF contribuindo com a sua auto-reflexão acerca de práticas de intolerância durante o período em que se encontram na instituição. Além disso, queremos dar voz e imagem a situação vivenciada por estes adolescentes cuja grande maioria provém de regiões periféricas do Distrito Federal, são negros ou pardos e convivem com a privação não somente de liberdade, mas anterior a essa, convivem com a privação de serviços de qualidade, privação de recursos materiais para terem vida digna, privações de políticas efetivas e afirmativas e tantas outras. Foi realizado uma pesquisa qualitativa a partir de uma oficina de grupo, como forma de discussão e debate, com nove adolescentes em outubro de 2015. No encontro foram utilizadas técnicas que privilegiaram o uso da palavra dos socioeducandos.O uso do o método qualitativo que possibilitou o estudo da respectiva realidade (fenômeno humano) de modo que se alcançou o conhecimento do como e do por que dos problemas indicados, propoporcionando ainda uma intervenção transformadora de situações relacionadas. Verificou-se que a percepção dos adolescentes em relação a visão de punir provinda da sociedade é violenta e discrimitanória. Tal realidade não se constitui como um modo de incluí-los, mas sim de criminalizá-los e excluí-los, colocando-os a margem da sociedade, o que resulta em fragilidades e privação aos adolescentes e suas famílias, não somente da própria liberdade como também da falta de acesso aos bens, de políticas públicas voltadas às necessidades e aos interesses desses grupos, de atendimento voltado para a formação integral desses sujeitos e outras.É fundamental construirmos novas aprendizagens e criarmos condições para o protagonismo de nossos adolescentes.
Abstract: This work seeks to reflect on the context of adolescents who are under precautionary measure of provisional admission to the Unit of São Sebastião / DF contributing their self-reflection on intolerance practices during the period in which they are in the institution. In addition, we want to give voice and image the situation experienced by these adolescents whose majority comes from peripheral regions of the Federal District, are black or brown and live with deprivation not only of freedom, but prior to that, live with deprivation of service quality, deprivation of material resources to have a dignified life, effective and affirmative policies of hardship and many others. A qualitative research was carried out from a group of workshop as a means of discussion and debate, with nine teenagers in October 2015. At the meeting techniques were used that favored the floor of socioeducandos. According to the method which enabled the qualitative study of reality (human phenomenon) so as to reach the knowledge and by that even providing any one manufacturing intervention (s) relating situations (s). It was found that the perception of adolescents in relation to punish the vision of society is violent and discriminatory. Dismissive thoughts or ways to include them, but to criminalize them and delete them by putting them to the margins of society. What results in weakness and hardship to adolescents and their families, not only of freedom but also of goods, quality public services, lack of public policies for comprehensive care and others. It is crucial to build new learning and create conditions for the leadership of our teenagers.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



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