Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14339
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_EstevaoAzevedoYaminRodriguesdaCunha_tcc.pdf1,47 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorTeixeira, Graziela Dias-
dc.contributor.authorCunha, Estêvão Azevedo Yamin Rodrigues da-
dc.identifier.citationCUNHA, Estêvão Azevedo Yamin Rodrigues da. A accountability social no Ministério da Integração Nacional. 2016. 80 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar as ações da Ouvidoria do Ministério da Integração Nacional e do Serviço de Informação ao Cidadão criado pela Lei de Acesso à Informação (LAI) nº 12.527/2011 para identificar as possibilidades de controle social propiciadas pela melhoria dos mecanismos de transparência e participação social. O primeiro capítulo trabalha a teoria de accountability, especialmente da accountability social. O segundo capítulo trabalha a Lei de Acesso à Informação e a atuação da Controladoria-Geral da União/ Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle como instituição que faz o monitoramento da implementação da LAI. O terceiro capítulo trabalha o Ministério da Integração, a Ouvidoria e o Serviço de Informação ao Cidadão. E o quarto capítulo apresenta uma análise dos dados coletados relacionando os capítulos anteriores. Observa-se que a transparência, a participação e o controle social são parte de um processo histórico vagaroso que ocorre desde a Constituição Federal de 1988 e representa um avanço para a democracia brasileira.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA accountability social no Ministério da Integração Nacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-08-25T12:47:39Z-
dc.date.available2016-08-25T12:47:39Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14339-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectControle socialpt_BR
dc.subjectLei de Acesso à Informaçãopt_BR
dc.subjectAccountability socialpt_BR
dc.description.abstract1This work aims to analyze the actions of the Ministry of National Integration’s Ombudsman and Citizen Information Service created by the Information Access Law nº. 12,527/2011 to identify social control opportunities offered by improving transparency and social participation mechanisms. The first chapter presents accountability theory, especially social accountability. The second chapter presents the Information Acess Law and the role of the Office of the Comptroller General/ Ministry of Transparency, Surveillance and Control as the institution that is monitoring the implementation of the Information Access Law. The third chapter presents the Ministry of National Integration, the Ombudsman and the Citizens Information Service. The fourth chapter presents an analysis of the collected data relating the previous chapters. It is observed that transparency, participation and social control are part of a slow historical process that occurs since the Federal Constitution of 1988 and represents a step forward for Brazilian democracy.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons