Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14328
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PatriciaFernandesdaSilva.pdf273,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Judicialização no Ministério da Saúde
Autor(es): Silva, Patricia Fernandes da
Orientador(es): Cavalcante, Pedro Luiz Costa
Assunto: Judicialização da saúde
Ministério da Saúde
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 24-Ago-2016
Referência: SILVA, Patricia Fernandes da. Judicialização no Ministério da Saúde. 2016. 22 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gestão Pública na saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este artigo tem o objetivo de analisar o caso da judicialização da saúde, realizando um estudo documental e entrevistas em quatro Coordenações do Ministério da Saúde - MS, com representantes experientes no assunto. Observou-se um constante crescimento do fenômeno judicialização na saúde e a necessidade de amenizar o problema com planos de ação. A metodologia utilizada corresponde a quatro entrevistas semi-estruturadas, que viabilizou um conhecimento amplo sobre o tema no Ministério, do período de 2013 a 2016. Abordam-se práticas adotadas a fim de lidar com esse complexo fenômeno, aspectos pertinentes ao funcionamento da judicialização no MS, logística, orçamento e finanças, bloqueios judiciais, pessoal, problemas enfrentados, coordenação e interação, plano de ação, impacto nas ações coletivas de saúde, e sugestões de melhoria. O assunto foi explorado para expandir a gestão do conhecimento e conscientização dos magistrados, gestores, estudiosos, população.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão Pública em Saúde



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons