Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1432
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_LucasPereiraNevesSouzaLima.pdf1,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mapas sociais : propostas e perspectivas
Autor(es): Lima, Lucas Pereira das Neves Souza
Orientador(es): Reis Júnior, Dante Flávio da Costa
Assunto: Mapas
Cartografia
Sistema de Informação Geográfica (SIG)
Geografia histórica - mapas
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 28-Jan-2011
Referência: LIMA, Lucas Pereira das Neves Souza. Mapas sociais: propostas e perspectivas. 2010. 66 f. Monografia (Bacharelado em Geografia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Os mapas são utilizados há séculos por diferentes sociedades. Sempre estiveram associados às elites e aos agentes detentores de poder. Sua produção é intrínseca aos processos de conquista e legitimação do território. Recentemente, novas formas de fazer cartografia têm aparecido. Essa mudança configura-se na inclusão de atores que antes eram marginalizados durante a produção cartográfica de seu próprio território. Neste trabalho discuto como ocorreu a transformação dos modos de representar a realidade sócio-espacial. Procuro repensar as formas que essa nova cartografia assume e relativizar as diferentes metodologias aplicadas. Concordo que os mapas continuam atrelados aos detentores de poder, sobretudo quando sua produção depende de tecnologias alheias às populações mapeadas. Entretanto, se produzidos de forma transversal e com divisão equitativas de responsabilidades entre os diferentes sujeitos, transforma-se em um importante instrumento de empoderamento.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.1432
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons