Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14318
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CristianeFleurideJesus_tcc.pdf391,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto da gestão da demanda na logística de suprimentos da Secretaria de Vigilância em Saúde
Autor(es): Jesus, Cristiane Fleuri de
Orientador(es): Santos, Patricia Guarnieri dos
Assunto: Logística
Central de compras
Empresas - sistema logístico
Saúde pública - avaliação
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 24-Ago-2016
Referência: JESUS, Cristiane Fleuri de. Impacto da gestão da demanda na logística de suprimentos da Secretaria de Vigilância em Saúde. 2016. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gestão Pública na saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A gestão da demanda é uma importante ferramenta estratégica que o governo possui para reduzir os gastos públicos com compras para a saúde. O objetivo deste artigo é analisar como a gestão da demanda impacta na logística de suprimentos da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS). A pesquisa caracteriza-se como descritiva e aplicada com abordagem qualitativa e quantitativa. Como procedimento técnico, utilizou-se o estudo de caso, no Departamento de Logística (Dlog) do Ministério da Saúde (MS). Os procedimentos utilizados para a coleta de dados foram: análise documental, entrevista e observação direta participante. Com base nos resultados, verificou-se a necessidade de uma gestão da demanda mais próxima das necessidades dessa secretaria, tendo em vista as grandes variações entre o que é planejado e o que é efetivamente comprado. Como contribuição desta pesquisa, esperam-se melhorias na gestão do Plano de Demandas da SVS para compras governamentais mais eficientes e econômicas.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão Pública em Saúde



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons