Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14315
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CarlosEugenioVasconcelosNeves_tcc.pdf694,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de análise eficiência sobre a vacinação contra hepatite B
Autor(es): Neves, Carlos Eugênio Vasconcelos
Orientador(es): Serrano, André Luiz Marques
Assunto: Vacinação
Hepatite B
Imunização
Programa Nacional de Imunizações (PNI)
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 24-Ago-2016
Referência: NEVES, Carlos Eugênio Vasconcelos. Estudo de análise eficiência sobre a vacinação contra hepatite B. 2016. 39 f., il.Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gestão Pública na saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O Programa Nacional de Imunizações (PNI) existe desde 1973 está sob a gestão do Ministério da Saúde (MS) e é executado com o auxílio dos outros entes federativos dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). É considerado um programa de referência com grande sucesso no controle e extinção de algumas doenças, como febre amarela, paralisia infantil, etc. Desta forma, pela representatividade desta política no contexto do SUS, torna-se interessante analisar a sua eficiência. Como o programa é muito amplo seria inviável no momento fazer esta análise para todos os produtos desta política de saúde, desta forma, optou – se em restringir a análise à vacina contra Hepatite B, por ser doenças que têm dados notificados no SINAN e estar previstas no calendário nacional de imunização Os dados utilizados no desenvolvimento deste trabalho são de acesso público, os relativos aos números de vacinação (cobertura vacinal, doses aplicadas) foram retirados da base de dados do domínio do PNI na internet, gerido pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS), os relativos às notificações de agravos foram retirados do Sistema Nacional de Notificação de Agravos (SINAN). Destaca-se que os autores do presente trabalho não têm experiência ou formação na área de saúde, de forma que a análise abordará a eficiência considerando dados relativos a variação das notificações das doenças em função da cobertura vacinal e doses aplicadas além do comportamento destes dados entre as diferentes Unidades Federativas (UF). O estudo buscou mensurar a eficiência das 27 unidades federativas, utilizando a metodologia Análise Envoltória de Dados, com orientação a insumos (inputs). Por meio do índice de Malmquist, identificou - se as mudanças ocorridas nos escores de eficiência durante o período avaliado, 2009 a 2013. Conclui-se que poucas unidades alcançaram 100% de eficiência e em geral houve pouco aumento de produtividade em decorrência de incremento da tecnologia.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão Pública em Saúde



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons