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Título: Desenvolvimento de um dispositivo de ensaio de fadiga por fretting em fios
Autor(es): Gasperazzo, Marcelo Ribeiro
Ito, Thiago Tetsuyuki Takada
Orientador(es): Ferreira, Jorge Luiz de Almeida
Coorientador(es): Araújo, José Alexander
Assunto: Fadiga (Mecânica)
Materiais - fadiga
Cabos condutores
Data de apresentação: 29-Jun-2016
Data de publicação: 23-Ago-2016
Referência: GASPERAZZO, Marcelo Ribeiro; ITO, Thiago Tetsuyuki Takada. Desenvolvimento de um dispositivo de ensaio de fadiga por Fretting em fios. 2016. xiv, 107 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho tem como finalidade o desenvolvimento de um Dispositivo de Fadiga por Fretting que deverá operar através de uma Máquina de Ensaio de Materiais MTS. Sabe-se que um dos métodos de falha mais comuns em cabos condutores de energia ocorre devido a fenômeno de fretting que acontece no contato dos fios de alumínio com ferragens ou com os próprios fios. Assim, o dispositivo deverá ser capaz de induzir a fadiga por fretting em fios de ensaio, tal como ocorre nos fios de um condutor. Um estudo acerca do fenômeno de fadiga por fretting foi dirigido com a finalidade de se entender a problemática em questão, de modo a se projetar um dispositivo que atenderá todas as necessidades para que o fretting ocorra nos fios. O dispositivo atende as duas condições primordiais para a existência de fretting, quais sejam o movimento cíclico de escorregamento entre as duas superfícies em contato de fios e a força de contato entre eles. O movimento relativo será conseguido através da estrutura do dispositivo, que fixada a um atuador hidráulico no topo da máquina MTS, oscilará livremente na direção vertical, provocando o microdeslizamento. Antes de ser atender a carga de compressão entre os fios, foi necessário especificar qual seria a força necessária para que o fretting ocorresse. Ensaios comparativos com amostras de condutores foram realizados e concluiu-se que uma força de 2.400 N é suficiente. Neste ponto, duas propostas foram desenvolvidas, sendo a primeira (A) com atuadores pneumáticos (por questões de custo) e a segunda proposta (B) utilizando atuadores hidráulicos (por razões espaciais). Posteriormente, as duas soluções foram comparadas. Por fim, realizou-se um breve estudo em elementos finitos dos componentes projetados afim de se verificar a sua resistência contra falhas.
Abstract: The purpose of this study is to develop a device for fatigue Fretting that must operate through a MTS Materials Testing Machine. It is known that one of the most common methods in overhead conductors occurs due to fretting phenomenon that happens in the aluminum wire contact with hardware or with the wires itself. Thus, the device should be able to induce fatigue by fretting in the aluminum wire tested, such as occurs in a real overhead conductor wires. A study on the phenomenon of fatigue by fretting was directed with the purpose of understanding the problem, concerning to design a device that will meet all the needs for that fretting occurs in the wires. The device meets the two main conditions for the existence of fretting, which are the cyclic movement of slipping between the two surfaces in contact and the contact force between them. The relative movement is achieved through the structure of the device, which attached to a hydraulic actuator at the top of the machine MTS, will oscillate freely in the vertical direction, causing the micro-slip. Before being meet the compression load between the wires, it was necessary to specify what would be the needed force for that fretting occurs. Comparative tests with samples of conductors have been operated and it was concluded that a force of 2,400 N is enough. At this point, two proposals were developed, the first proposal (A) with pneumatic actuators (for cost reasons) and the second proposal (B) using hydraulic actuators (for space reasons), comparing these two solutions in the end of the chapter. Finally, there was a brief study into finite elements of the components designed to check its strength against failures.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



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