Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14278
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GabrielFernandesRufo.pdf404,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Motivos de estudantes para o ingresso e permanência no Curso de Licenciatura em Ciências Naturais
Autor(es): Rufo, Gabriel Fernandes
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Estudantes universitários
Universidade de Brasília (UnB) - Ciências Naturais - estudantes
Data de apresentação: Jul-2015
Data de publicação: 23-Ago-2016
Referência: RUFO, Gabriel Fernandes. Motivos de estudantes para o ingresso e permanência no Curso de Licenciatura em Ciências Naturais. 2015. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: A licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade UnB Planaltina (FUP) é um curso interdisciplinar que possibilita ao aluno um novo olhar sobre o estudo da natureza. A FUP oferece todo semestre 40 vagas em cada turno para o ingresso no curso. O objetivo desta pesquisa é conhecer os motivos que levam um indivíduo a entrar e permanecer no curso. A pesquisa tem uma abordagem quantiqualitativa. Por meio da analise de dados, se obteve motivos referentes ao ingresso como, proximidade da FUP, institucionais, influência interpessoais, mau desempenho em provas, pelo curso e pela identificação profissional. Para permanência identificou-se motivos como benéficos, por estar se formando, identificação com matérias do curso, relação professor-aluno, mercado de trabalho e desejo pela profissão. Fica claro, por esta pesquisa, que o curso de Licenciatura em Ciências Naturais tem que ser mais divulgado pela universidade, além de que o zelo referente à relação professor-aluno, à matriz curricular e às possibilidades de atuação no mercado de trabalho também pode favorecer a compreensão de que o curso de LCN é um curso interessante e que ocupa importante espaço na construção de um país mais justo, com pessoas capazes de compreender os fenômenos numa perspectiva da ciência e da sociedade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons