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dc.contributor.advisorFerreira, Jorge Luiz de Almeida-
dc.contributor.authorCastro, Lucas José Braga de-
dc.identifier.citationCASTRO, Lucas José Braga de. Análise da sequência de carregamento na vida em fadiga da liga de alumínio AL 7050 - T7451. 2016. xii, 120 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO material analisado neste trabalho é a liga de alumínio AL 7050-T7451 de aplicação estrutural e largamente utilizada na indústria aeronáutica. Uma vez que a maioria dos componentes estruturais de aeronaves está sujeita a carregamentos complexos divididos em blocos de carga, oriundo de cargas dinâmicas, torna-se crucial compreender como o sequenciamento destes blocos de carga influencia a vida a fadiga do material. Ensaios de fadiga em baixo ciclo, no campo da deformação-vida, foram realizados por meio de ensaios monotônicos através da máquina MTS 810, onde carregamentos crescentes (ABC) e decrescentes (CBA) de três blocos de amplitude constante de deformação foram testados. As estimativas de dano em fadiga para os dois casos foram previstas com base em dois métodos de acúmulo de dano: método linear de Palmgren-Miner e o método de Mansur. Os resultados experimentais exibiram uma variação significativa no número de ciclos de acordo com a sequência de carga, com o carregamento crescente aparentando ser menos danoso à falha por fadiga do material. O método de Mansur apresentou estimativas mais precisas que o método linear para todos os casos estudados, porém ambos os métodos produziram resultados dentro de uma faixa consideravelmente precisa com variações dentro de 20% do valor unitário ideal de dano. Uma análise numérica dos ciclos de histerese foi realizada nos softwares MatLab e Ansys com base na hipótese de Ramberg-Osgood e os resultados experimentais se aproximaram satisfatoriamente dos ciclos teóricos, com os desvios das curvas mais acentuados nos blocos de maior deformação, onde se verificou um amolecimento cíclico do material. Por fim, a análise sequencial de dois blocos de carga foi adicionada ao trabalho e seus resultados além de confirmarem as tendências vistas nos casos ABC e CBA, foram importantes para identificar mudanças comportamentais nos parâmetros de resistência à fadiga da liga 7050 T-7451 em regimes de grandes deformações.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise da sequência de carregamento na vida em fadiga da liga de alumínio AL 7050 - T7451pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-08-23T12:13:05Z-
dc.date.available2016-08-23T12:13:05Z-
dc.date.submitted2016-06-22-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14273-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectLigas de alumíniopt_BR
dc.subjectMateriais - fadigapt_BR
dc.subjectResistência de materiaispt_BR
dc.description.abstract1The material in focus for this given work consists in an aluminum alloy AL 7050-T7451 of structural application, largely used into the aerospace industry. Since most of the aerospace structural components are subjected to complex loading spectrum, coming from dynamic load services, which can be divided into load blocks, it is essential to comprehend how the order of the load blocks can affect the fatigue life of the material. Tests of low cycle fatigue, strain-life field, will be performed with the aid of the MTS 810 machine, where an increasing load (ABC) and a decreasing load (CBA) of 3 blocks of constant strain amplitudes are tested. The fatigue damage estimates for both cases were based in two principal fatigue damage methods: Palmgren-Miner linear method and Mansur method. The experimental results showed a significant variation in the number of cycles until failure according to the load sequence, with the increasing load spectrum exhibiting to be less harmful in terms of fatigue failure. The Mansur method displayed the most precise approximations in all cases, compared to the linear damage method, however, both methods produced considerably accurate cumulative damage results, with variations whithin 20% of the ideal unitary value. A numerical analysis of the cyclic strees-strain behavior was performed under the Ramberg-Osgood hypothesis and the practical results approximate satisfactorily the theoretical cycles, with some pronounced deviations in the higher strain amplitude blocks only, where it was possible to see a cyclic softening behavior of the material. Ultimately, a two-block loading spectrum analysis was added to this given work and its results confirmed the trends seen in the ABC and CBA cases mentioned before. In addition these results were relevant to identify behavioral changes of the material properties under high strain amplitudes regime.pt_BR
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