Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14272
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarcosViniciusSobralHagihara_tcc2.pdf1,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Contabilidade de custos aplicada ao setor público : Câmara Legislativa do Distrito Federal
Autor(es): Hagihara, Marcos Vinícius Sobral
Orientador(es): Dantas, José Marilson Martins
Assunto: Contabilidade de custo
Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 23-Ago-2016
Referência: HAGIHARA, Marcos Vinícius Sobral. Contabilidade de custos aplicada ao setor público: câmara legislativa do Distrito Federal. 2016. 61 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Com a constante evolução da administração pública brasileira, a busca por eficiência fez com que a Lei de Responsabilidade Fiscal, em seu artigo 50º § 3, impusesse ao serviço público um sistema de gestão de custos para melhorar o gerenciamento dos seus recursos. Verificada na estrutura da Câmara Legislativa do Distrito Federal a inexistência de um Sistema de Informação e Gestão de Custos, o presente estudo buscou apresentar quais as possibilidades para sua implantação e sugeriu e avaliou um modelo que pudesse ser aplicado no órgão. Esse modelo é o SICGESP (Sistema de Informação e Gestão de Custos aplicados ao Setor Público), resultado de um projeto de pesquisa desenvolvida na Universidade de Brasília, que tem como objetivo oferecer uma plataforma permanente de pesquisa que atenda às necessidades de informação de custos dos gestores públicos em todos os níveis e esferas. Para a viabilidade da pesquisa, dados internos da CLDF foram selecionados para servir de insumo à geração do relatório proposto pelo SICGESP. Além disso foram aplicados questionários para compreender a percepção de agentes públicos ligados à administração e ao controle financeiro dos recursos da CLDF sobre um possível Sistema de Informação e Gestão de Custos. Os resultados da pesquisa mostram que apesar das dificuldades encontradas nos sistemas de informação internos da CLDF, é satisfatoriamente possível a concepção de um relatório de informação de custos que atenda à legislação em vigor. Além disso, a pesquisa mostra que, em geral, um possível Sistema de Informação e Gestão de Custos na CLDF traria percepções positivas por parte dos agentes públicos pesquisados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons