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dc.contributor.advisorTamaio, Irineu-
dc.contributor.authorVieira, Amanda Rodrigues-
dc.identifier.citationVIEIRA, Amanda Rodrigues. Educação ambiental nas empresas: análise de caso em uma fábrica de cimento no Distrito Federal. 2016. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2016.pt_BR
dc.description.abstractNa nova cultura e visão da sociedade, a fumaça das chaminés industriais passou a ser vista como anomalia e não mais como uma vantagem. Diante da nova postura e exigência do mercado, as empresas tiveram que realizar adaptações nos processos produtivos, onde a Educação Ambiental assume um papel na formação do funcionário como ferramenta para a discussão de informações sobre como a empresa deve realizar sua performance de modo responsável perante o meio ambiente, e como essas ações refletem na sociedade. Diante desse cenário, o objetivo dessa pesquisa foi analisar os resultados de projetos de Educação Ambiental realizados com os funcionários da área produtiva de uma fábrica de cimento localizada na região administrativa Fercal, no Distrito Federal. A pesquisa caracteriza-se como teórico-empírica, utilizando uma abordagem quanti-qualitativa e recorrendo a instrumentos de coleta de dados secundários como pesquisas em documentos e relatórios ambientais da empresa, que serviram como embasamento para o desenvolvimento de um questionário semiestruturado, que posteriormente foi aplicado para 30 (trinta) funcionários do setor produtivo que participaram de algum projeto de Educação Ambiental realizado pela empresa, possibilitando a coleta de dados primários. A pesquisa mostrou que as ações de Educação Ambiental realizadas pela empresa demonstram um caráter conservacionista e pragmático, onde apresentam e desenvolvem medidas de caráter comportamentalistas e de realização individual como soluções dos problemas ambientais, deixando de abordar as dimensões sociais, políticas, culturais e econômicas e o papel de cada uma delas nas causas da degradação socioambiental.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação ambiental nas empresas : análise de caso em uma fábrica de cimento no Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-08-22T13:15:41Z-
dc.date.available2016-08-22T13:15:41Z-
dc.date.submitted2016-06-24-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14261-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectResponsabilidade socioambientalpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.description.abstract1In the new culture and point of view of society, the smoke from industrial chimneys has been seen as an anomaly instead of an advantage. Faced with the new position and market demand, the companies had to make adaptations in the production processes, in which the Environmental Education has played a role in the employee's training. It has been used as a tool for discussing how the company has to work in a responsible way regarding the environment and how these actions reflect in society. In this scenario, the objective of the research was to analyze the results of environmental education projects conducted with employees of the production area of a cement factory located in the administrative region called Fercal, in Distrito Federal. The research is characterized as theoretical and empirical, adopts a quantitative and qualitative approach and uses instruments of secondary data collecting such as research in documents and environmental reports of the company. The data was used as basis for the construction of a semi-structured questionnaire, applied to thirty (30) employees of the productive sector that participated in any Environmental Education project conducted by the company, allowing the collection of primary data. The research has shown that the actions of Environmental Education conducted by the company presents a conservationist and pragmatic characteristic, in which they present and develop behaviorists measures and individual achievement as solutions to environmental problems, failing to address the social, political, cultural and economic dimensions and the role of each one of them in the causes of environmental degradation.pt_BR
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



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