Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14245
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AlessandraHelenaAmanajasCastellanos.pdf1,8 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeito do soro de leite bovino na produção e qualidade dos frutos de tomate Santa Clara sob fertilização orgânica
Autor(es): Castellanos, Alessandra Helena Amanajás
Orientador(es): Junqueira, Ana Maria Resende
Assunto: Tomate - cultivo
Adubação orgânica
Fertilização orgânica
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 19-Ago-2016
Referência: CASTELLANOS, Alessandra Helena Amanajás. Efeito do soro de leite bovino na produção e qualidade dos frutos de tomate Santa Clara sob fertilização orgânica. 2015. ix, 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A utilização do soro de leite bovino na agricultura, além de contribuir no processo de preservação ambiental, contribui para o fortalecimento da planta de tomate tornando-a mais resistente e produtiva. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do uso do soro do leite bovino na produção e nos parâmetros de qualidade do tomate cv Santa Clara cultivado sob fertilização orgânica. Os experimentos foram conduzidos na área da Estação Experimental de Biologia - EEB, da Universidade de Brasília – de abril a dezembro de 2015. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com cinco tratamentos em quatro repetições com 10 plantas. Os tratamentos: soro de leite concentração de 100% com aplicação duas vezes por semana; soro de leite concentração 75% com aplicação duas vezes por semana; soro de leite concentração 100% com aplicação uma vez por semana; soro de leite concentração 75% com aplicação uma vez por semana e a testemunha com aplicação de água. As aplicações de soro de leite foram iniciadas 25 dias após o plantio das mudas no campo e finalizadas na primeira colheita, 75 dias após o plantio das mudas. Os parâmetros avaliados: número de frutos por planta, massa fresca e massa total de frutos por planta, diâmetro equatorial e longitudinal dos frutos, acidez total titulável, pH, sólidos solúveis totais e teor de carotenóides. Nos parâmetros químicos, os frutos do tratamento testemunha apresentaram os maiores valores para sólidos solúveis totais, acidez total titulável e na relação sólidos solúveis/acidez titulável. Porém, não diferindo estatisticamente de todos os tratamentos. O soro de leite influenciou de forma significativa e positiva todos os parâmetros agronômicos. A aplicação de soro de leite na concentração de 75% uma vez por semana proporcionou aumento de 60% na produção de tomate. Porém, a aplicação duas vezes por semana, na mesma concentração, resultou no dobro da produção observada no tratamento testemunha. A aplicação do soro de leite na concentração 75%, uma vez por semana, apresenta potencial de utilização, considerando a economia de tempo, a redução dos serviços e insumos aliados à alta produção de tomates com características físicas desejáveis para o mercado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2015.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons