Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1424
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_ThacioScandaroli_DouglasMelo.pdf3,69 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Detecção de usuário e estimação de posição para interface com realidade virtual
Outros títulos: User detection and position estimation for a virtual reality interface
Autor(es): Scandaroli, Thacio Garcia
Melo, Douglas David
Orientador(es): Queiroz, Ricardo Lopes de
Assunto: Processamento de imagens - técnicas digitais
Realidade virtual
Data de apresentação: Nov-2009
Data de publicação: 13-Jan-2011
Referência: SCANDAROLI, Thacio Garcia; MELO, Douglas David. Detecção de usuário e estimação de posição para interface com realidade virtual. 2009. 62 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Neste trabalho é desenvolvida uma interface entre usuário e ambiente virtual utilizando uma câmera. O usuário interage com o ambiente virtual se movendo em frente a tela do computador, e o ambiente virtual muda de perspectiva de acordo com a posição em que o usuário estiver. Para o desenvolvimento do projeto, é considerado que a face do usuário esteja em uma posição que a câmera a capture de maneira frontal. É feito um estudo de métodos para detecção facial e de olhos. Após a detecção, é desenvolvido um método de cálculo para a posição do usuário tendo como referência imagens capturadas por uma câmera, a partir dos olhos detectados na imagem. É utilizado filtro de Kalman na detecção de faces, de olhos e na estimação de posição para predizer e corrigir as variáveis dessas etapas. Como última etapa, são feitos três ambientes virtuais que utilizam a informação de posição do usuário para o desenho de sua perspectiva. Como resultado, é possível detectar a face e os olhos do usuário e estimar aproximadamente a posição dele em relação à câmera, com bons resultados. O programa final opera a uma taxa de 25 frames por segundo e o ambiente virtual se move de acordo com a posição do usuário no espaço.
Abstract: This work develops a user interface in a Virtual Reality environment using a camera. The user interacts with the VR environment by moving in front of the monitor and the VR environment changes its perspective according to his/her position. We consider frontal facioal image capture in this project. Methods for facial and eye detection have been studied. After the implementation of face and eye detection, it is developed a method that calculates the user’s position, having the camera as reference. The captured imagery is analyzed and faces and eyes are located within the images. We used Kalman filters for prediction and correction of facial detection, eye detection and position estimation. As a last step of this work, three differents VR environments have been made, changing their perspective according to the user’s position. As result, it is possible to detect faces and eyes, and estimate the user’s aproximate position. The final program runs at a speed of 25 frames per second and the VR ambient moves according to the user’s position.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.11.TCC.1424
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.