Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/14236
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_GeorgeSebastianDantasFerraz_tcc.pdf1,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aprimorando a elastografia com sensor de força
Autor(es): Ferraz, George Sebastian Dantas
Orientador(es): Costa, Ivan Ferreira da
Assunto: Elastografia
Câncer - diagnóstico
Ultrassonografia
Data de apresentação: Jun-2016
Data de publicação: 19-Ago-2016
Referência: FERRAZ, George Sebastian Dantas. Aprimorando a elastografia com sensor de força. 2016. 13 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.
Resumo: Este trabalho consiste numa tentativa de aprimorar a elastografia com ultrassom. E para isto buscamos uma forma de medir a força, que é aplicada na ponta da prova do ultrassom, para que essa força, juntamente com a imagem feita pelo ultrassom, na qual saberemos a forma do objeto que se quer conhecer, antes e depois da força ser aplicada, então sabendo a força e a deformação, podemos calcular quantitativamente, a diferença de rigidez dos dois corpos, na qual esse valor elástico pode ser usado para diversos fins. Como estudos para conhecermos como nosso corpo funciona, e conseguir diferenciar mais cedo nódulos de câncer, que atualmente o método mais utilizado é o toque e a biopsia.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons