Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14226
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DheividChristianPereira.pdf417,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Densidade e diversidade de artrópodes associados ao milho doce (Zea mays) Poaceae cultivado em consórcio com monocotiledôneas, dicotiledôneas e flora emergente
Autor(es): Pereira, Dheivid Christian
Orientador(es): Bastos, Cristina Schetino
Assunto: Milho
Milho doce
Assunto: Pragas agrícolas
Milho - doenças e pragas
Erva daninha
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 19-Ago-2016
Referência: PEREIRA, Dheivid Christian. Densidade e diversidade de artrópodes associados ao milho doce (Zea mays) Poaceae cultivado em consórcio com monocotiledôneas, dicotiledôneas e flora emergente. 2015. 23 f. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: O milho doce é caracterizado como hortaliça e devido a este fato pode ser cultivado em áreas onde o manejo de plantas daninhas é limitado ou ausente, podendo alterar a dinâmica de artrópodes incidentes nesse agroecossistema. O objetivo deste trabalho foi estudar o efeito da presença de espécies associadas na dinâmica populacional de insetos fitófagos e benéficos que ocorrem no milho doce. Os tratamentos foram representados pelo cultivo exclusivo da variedade de milho doce Doce Cristal e a mesma variedade em associação com uma espécie da classe das dicotiledôneas (nabo forrageiro, Raphanus sativus L Cruciferae), das monocotiledôneas (Braquiaria, Brachiaria brizantha cv. BRS Piatã (Hochst. ex A. Rich.) Stapf Poaceae) e com as espécies que cresceram espontaneamente na área experimental (flora emergente), sendo dispostos no delineamento em blocos ao acaso com 4 repetições. Semanalmente, a partir da emergência das plantas foram avaliadas, por contagem direta, as densidades de insetos fitófagos e de inimigos naturais em 10 plantas de milho localizadas nas fileiras centrais e na porção central (descontando-se 1,5 metros do início e do fim da parcela) das parcelas cultivadas exclusivamente ou em associação com as espécies, R.sativus e B. brizantha cv. BRS Piatã e com a flora emergente. Verificou-se que em geral, houve maior densidade de herbívoros nas parcelas cultivadas com as espécies associadas, sendo maior nas parcelas cultivadas em associação com espécies próximas ao milho (gramíneas). De modo geral, nas parcelas onde foram verificadas maiores densidades de herbívoros também foram verificadas maiores densidades de inimigos naturais, verificando-se ainda maior densidade nas parcelas com maior disponibilidade de alimentos alternativos (pólen) como no caso das parcelas cultivadas com milho cultivado exclusivamente ou em associação com a flora emergente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2015.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons