Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14224
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_BarbaraEliasRodrigues.pdf492,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A relação entre a percepção de suporte à aprendizagem e crenças sobre o sistema de treinamento
Autor(es): Rodrigues, Barbara Elias
Orientador(es): Meneses, Pedro Paulo Murce
Assunto: Administração de pessoal
Treinamento profissional
Capacitação profissional
Data de apresentação: 30-Jun-2016
Data de publicação: 19-Ago-2016
Referência: RODRIGUES, Barbara Elias. A relação entre a percepção de suporte à aprendizagem e crenças sobre o sistema de treinamento. 2016. 57 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Com a expansão da importância da área de treinamento das organizações, intensificou-se o interesse dos pesquisadores em investigar as percepções sobre os sistemas de treinamento, desenvolvimento e educação e sobre o ambiente organizacional. Assim, identificar essas percepções e desenvolver estratégias para tentar gerenciá-las é importante para que as organizações de fato consigam aquilo que esperam de suas ações de TD&E. O objetivo geral dessa pesquisa foi testar, empiricamente, a relação entre as percepções de suporte à aprendizagem e as crenças dos indivíduos a respeito do sistema de treinamento no âmbito de uma Organização Pública.Para o alcance do objetivo proposto foi aplicado, junto aos empregados, os instrumentos: Escala de Crenças sobre Treinamento – ECST e Escala de Suporte à Aprendizagem. Com amostragem por conveniência foram obtidos 95 questionários válidos. Para a compreensão dos dados foram utilizadas análise estatística descritiva e análise correlacional. Os resultados demonstraram que os empregados da Organização apresentam percepções favoráveis sobre o suporte à aprendizagem, bem como crenças positivas sobre o sistema de treinamento, porém as duas variáveis apresentam correlação positiva fraca, podendo representar falhas no levantamento de necessidades de treinamento. As limitações deste trabalho constituem-se na amostra reduzida a uma única organização e o tipo de análise estatística utilizada. Para futuras investigações, sugere-se a investigação da relação de variáveis sociodemográficas como preditoras na percepção de suporte à aprendizagem e das crenças sobre o sistema de treinamento, utilizando análises estatísticas mais robustas, e a ampliação da amostra.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons