Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1421
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_FabriciodeOliveiraCosta.pdf487,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Automação da Biblioteca Central da Universidade de Brasília (BCE) : uma avaliação dos módulos de circulação e processamento técnico do sistema Thesaurus
Autor(es): Costa, Fabricio de Oliveira
Orientador(es): Soares, Maria das Graças
Assunto: Bibliotecas - automação
Biblioteca Central da Universidade de Brasília
Data de apresentação: 2003
Data de publicação: 13-Jan-2011
Referência: COSTA, Fabricio de Oliveira. Automação da Biblioteca Central da Universidade de Brasília (BCE): uma avaliação dos módulos de circulação e processamento técnico do sistema Thesaurus. 2003. 101 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Resumo: Este estudo foi realizado na Biblioteca Central da Universidade de Brasília e objetivou avaliar os módulos de circulação e processamento técnico do sistema de automação de bibliotecas Thesaurus, desenvolvido pela Via Appia Informática, do ponto de vista dos funcionários que o utilizam. Foram pesquisados os aspectos relativos à ergonomia do software, segurança, documentação e tarefas específicas relacionadas ao trabalho no setor, somente para o módulo de processamento técnico, em função da indisponibilidade da amostra do setor de circulação. Pesquisou-se, ainda, as situações que envolveram a aquisição do sistema e suas implicações no momento atual. Foi levantado um panorama das características do sistema, identificando-se as opiniões dos funcionários acerca de diversas funções e rotinas do sistema de automação. Por meio de um questionário-entrevista aplicado aos funcionários, pôde-se identificar o nível de satisfação dos mesmos em relação ao Thesaurus. A partir deste estudo, pôde-se constatar que, de maneira geral, os funcionários demonstraram satisfação com o sistema, apesar da existência de reclamações acerca de determinadas características. Também foi possível concluir que, pela análise de custo-benefício do Thesaurus, foi válida a sua escolha, levando-se em consideração a gratuidade de sua aquisição pela Biblioteca Central da Universidade de Brasília.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2003.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2003.TCC.1421
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons