Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14207
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JulianaJobimNavarro.pdf66,55 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cão-guia de cegos : um projeto sobre pessoas
Autor(es): Navarro, Juliana Jobim
Orientador(es): Santos, Fátima Aparecida dos
Jardim, Symone Rodrigues
Assunto: Deficiência visual
Voluntariado
Organizações não-governamentais
Cão-guia
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 18-Ago-2016
Referência: NAVARRO, Juliana Jobim. Cão-guia de cegos: um projeto sobre pessoas. 2014. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho propõe-se à projeção de um sistema que permita a auto sustentabilidade financeira do Projeto Cão-guia de Cegos do Distrito Federal, ONG pioneira no treinamento e entrega gratuita de cães-guia no Brasil. Por meio de uma imersão no contexto do Projeto, de pesquisas desks, e utilizando ferramentas do Design Thinking, Design de Serviços e Lean Startup, foram mapeados os atores envolvidos, suas ações e interações, assim como as principais necessidades e dificuldades do Projeto. Identificou-se a escassez de recursos humanos como principal obstáculo para o alcance do objetivo aqui proposto. Assim, foi concebido e configurado um sistema com suporte em serviços, produtos e ferramentas comunicativas que permitam criar uma experiência valorosa para captação, engajamento e manutenção de voluntários. Ao longo de todas as etapas, foram prototipadas e testadas diversas ativações desse sistema para captar e engajar novos voluntários e captar recursos financeiros. Como resultado das prototipações parciais do sistema houve um aumento na procura do Projeto pelos voluntários, aumento do engajamento dos voluntários atuais e dos recursos financeiros disponíveis. A médio e longo prazo, esse sistema permitirá o aumento desses recursos financeiros fixos disponíveis, consequentemente a contratação de funcionários remunerados e, por fim, a auto sustentabilidade do projeto.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, 2014.
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Projeto do Produto



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons