Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14201
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AnaGabrielaBatistaReis.pdf1,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Colagem : visualidades possíveis para o ensino de artes
Autor(es): Reis, Ana Gabriela Batista
Orientador(es): Mello, Anna Beatriz Baptista de
Assunto: Arte - estudo e ensino
Colagem
Arte na educação
Técnica de colagem
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 18-Ago-2016
Referência: REIS, Ana Gabriela Batista. Colagem: visualidades possíveis para o ensino de artes. 2015. 37 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O trabalho de pesquisa tem como tema central o surgimento da colagem e seu desenvolver em quatro períodos históricos específicos da Arte Moderna que empregam a colagem como linguagem artística: Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo e Art Pop. Em um segundo momento, analiso através de memórias meu interesse pela colagem e minhas experiências nos estágios supervisionados, os quais pratiquei nas aulas por mim ministradas, a teoria da colagem. Para desenvolver a técnica da colagem, apresentei uma proposta para trabalhar a técnica da colagem com alunos do Ensino Médio.
Abstract: The research work has a central theme the emergence of collage and its development in four specific historical periods of modern art that use collage as an artistic language: Cubism, Dadaism, Surrealism and Pop Art. In a second moment, I analyze through memories my interest in collage and my experiences in supervised internships, which practiced in classes taught by me, the theory of collage. To develop the collage technique, I presented a proposal to work the collage technique with high school students.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Licenciatura em Artes Visuais, 2015.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons