Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/14195
Título: | Sistema solar : análise de uma proposta de ensino para alunos com TDAH |
Autor(es): | Monteiro, Rosangela Terencio |
Orientador(es): | Caixeta, Juliana Eugênia |
Assunto: | Astronomia Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) Estudantes - formação |
Data de apresentação: | Dez-2014 |
Data de publicação: | 18-Ago-2016 |
Referência: | MONTEIRO, Rosangela Terencio. Sistema solar: análise de uma proposta de ensino para alunos com TDAH. 2014. [30] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014. |
Resumo: | O fascínio pelos fenômenos celestes levou os seres humanos a especular e a desenvolver ideias sobre Astronomia desde a mais distante Antiguidade. O estudo desse tema é de grande importância para a formação de um aluno consciente do lugar da humanidade no Universo e de todo o desenvolvimento do cosmo. O objetivo desta pesquisa foi analisar uma proposta de ensino que mediasse conceitos relacionados ao Sistema Solar para favorecer a aprendizagem de alunos com TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, usando modelagem. Esta pesquisa foi realizada em uma escola pública do Distrito Federal com 8 alunos do 6º e 7º ano de ensino fundamental II. A coleta de dados se fez em seis encontros. Os resultados obtidos evidenciaram, através dos relatos e desenhos dos alunos, a apropriação de conceitos importantes sobre o Sistema Solar como: composição, distância e órbita. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons