Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14195
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RosangelaTerencioMonteiro_tcc.pdf3,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistema solar : análise de uma proposta de ensino para alunos com TDAH
Autor(es): Monteiro, Rosangela Terencio
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Astronomia
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
Estudantes - formação
Data de apresentação: Dez-2014
Data de publicação: 18-Ago-2016
Referência: MONTEIRO, Rosangela Terencio. Sistema solar: análise de uma proposta de ensino para alunos com TDAH. 2014. [30] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: O fascínio pelos fenômenos celestes levou os seres humanos a especular e a desenvolver ideias sobre Astronomia desde a mais distante Antiguidade. O estudo desse tema é de grande importância para a formação de um aluno consciente do lugar da humanidade no Universo e de todo o desenvolvimento do cosmo. O objetivo desta pesquisa foi analisar uma proposta de ensino que mediasse conceitos relacionados ao Sistema Solar para favorecer a aprendizagem de alunos com TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, usando modelagem. Esta pesquisa foi realizada em uma escola pública do Distrito Federal com 8 alunos do 6º e 7º ano de ensino fundamental II. A coleta de dados se fez em seis encontros. Os resultados obtidos evidenciaram, através dos relatos e desenhos dos alunos, a apropriação de conceitos importantes sobre o Sistema Solar como: composição, distância e órbita.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons