Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14183
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MayaraBarretoMachadoIrineu.pdf483,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Atendimento à demanda em canais de distribuição : estudo de caso em uma empresa produtora de bucha vegetal em Pirenópolis/GO
Autor(es): Irineu, Mayara Barreto Machado
Orientador(es): Diniz, Janaína Deane de Abreu Sá
Assunto: Gestão de processos
Canais de distribuição
Empresas rurais
Cadeia de suprimentos
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 18-Ago-2016
Referência: IRINEU, Mayara Barreto Machado. Atendimento à demanda em canais de distribuição: estudo de caso em uma empresa produtora de bucha vegetal em Pirenópolis/GO. 2016. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.
Resumo: O presente trabalho é resultado de um projeto realizado em uma empresa de produtos para cuidados pessoais. Consiste na descrição dos canais de distribuição da empresa buscando analisar a demanda dos oito produtos mais relevantes. O levantamento realizado envolveu os últimos três anos de produção, classificou e comparou as estratégias de distribuição. São apontados os gargalos que envolvem o processo produtivo e propõe-se possíveis melhorias nos processos logísticos da fábrica. Contou com pressupostos da pesquisa exploratória e descritiva como tipo metodológico. O desenho de pesquisa desenvolveu-se pelo método misto por meio de estudo de caso com levantamento de dados dos volumes de produção e entrevista aberta com colaboradores. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica e da observação participante, que ocorreu durante as visitas realizadas. Percebeu-se que a demanda de alguns produtos elencados é irregular, o que dificulta a previsão de demanda da empresa. Recortou os produtos que a empresa necessita manter com grande e pequena quantidade em estoque. Foram identificados alguns gargalos dentro da fábrica, que levaram à proposição de melhorias para garantir os níveis de atendimento da empresa, tornando-a mais competitiva no setor.
Abstract: This paper is the result of a project carried out in an enterprise of products for personal care. It consists of the description of the company's distribution channels seeking to analyze the demand of the eight most relevant products. The survey involved the last three years of production, classified and compared the distribution strategies. Bottlenecks involving the production process and proposes possible improvements in logistics processes of the factory are appointed. Included assumptions of exploratory and descriptive research as a methodological type. The research design was developed by the mixed method through case study with data collection in production volumes and open interviews with employees. We used the literature and participant observation research, which took place during the visits. It was noticed that the demand for some listed products is uneven, making it difficult to forecast the company's demand. It cuts out the products that the company needs to keep with large and small amount in stock. Some bottlenecks in the factory were identified, which led propose improvements to ensure the company’s servisse levels, making it more competitive in the industry.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Gestão do Agronegócio, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons