Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/14181
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PalomaEulinaAfonsoSoares_tcc.pdf2,87 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Dominó botânico : uma sugestão de jogo educativo para o ensino de botânica no âmbito do ensino fundamental
Autor(es): Soares, Paloma Eulina Afonso
Orientador(es): Oliveira, Maria Cristina de
Assunto: Botânica - estudo e ensino
Jogos educativos
Data de apresentação: Jul-2016
Data de publicação: 18-Ago-2016
Referência: SOARES, Paloma Eulina Afonso. Dominó botânico: uma sugestão de jogo educativo para o ensino de botânica no âmbito do ensino fundamental. 2016. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Historicamente, o ensino de conteúdos de Botânica no Ensino Fundamental tem sido tradicional e descontextualizado da vivência dos alunos, resumindo-se em aulas expositivas apoiadas nos livros didáticos, o que vem gerando o desinteresse dos estudantes por estudar essa ciência. Diante disso, esse estudo teve como objetivo desenvolver, aplicar e avaliar uma proposta de jogo educativo chamado Dominó-Botânico, que poderá ser utilizado para ensinar conteúdos de Botânica no Ensino Fundamental, para os alunos de Licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade UnB Planaltina. Os dados dos questionários foram analisados quantitativamente, por meio da estatística descritiva e de modo qualitativo, através da análise de conteúdo. O jogo Dominó Botânico se mostrou eficiente para ser utilizado no ensino, principalmente por ser prático (fácil de fazer), versátil (pode ser adaptado para qualquer conteúdo), por proporcionar momentos de interação social entre os alunos e por ser uma ferramenta que tem potencial para facilitar a aprendizagem.
Abstract: Historically, the teaching of Botany content in elementary school has been traditional and decontextualized from the experience of the students, summarizing in lectures supported in textbooks, which has generated the lack of interest of students to study this science.Therefore, this study aimed to develop, implement and evaluate a educational game called domino-Botanical, which can be used to teach of Botany content in elementary school, for students of Degree in Natural Sciences of Faculty UnB Planaltina.Questionnaire data were analyzed quantitatively by using descriptive statistic and qualitatively through content analysis. The Domino Botanical game proved to be efficient to be used in teaching, especially to be practical (easy to do), versatile (can be adapted to any content), for providing moments of social interaction among students and to be tool that has the potential to facilitate learning.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons