Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14176
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JessicaCamposSabino_tcc.pdf360,53 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCaixeta, Juliana Eugênia-
dc.contributor.authorSabino, Jéssica Campos-
dc.identifier.citationSABINO, Jéssica Campos. Afetividade?!: e quando as turmas são indisciplinadas? 2016. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016.pt_BR
dc.description.abstractNesse trabalho, entende-se a afetividade como um forte vínculo que promove o desenvolvimento humano, nas interações sociais. Na escola, apresenta-se por meio de um contexto pedagógico que favorece o diálogo, a confiança, valoriza as diferenças e preza pela autoestima do estudante. O objetivo dessa pesquisa foi compreender a afetividade e o seu papel nas relações estabelecidas em sala de aula. Para alcançá-lo, optamos pela metodologia qualitativa e pelas técnicas de pesquisa observação e diário de campo, que foi construído pela pesquisadora para a construção dos dados. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma com estudantes atendidos pelo programa Correção da Distorção Idade/Ano. A análise dos dados mostrou que, em turmas consideradas difíceis e indisciplinadas, as relações estabelecidas, geralmente, são de violência, seja física ou verbal. Comportamentos que demonstram falhas nas práticas pedagógicas, pois estes alunos são os porta-vozes das relações estabelecidas no contexto escolar. Estabelecer relações pautadas na afetividade é uma tarefa que demanda tempo e engajamento da instituição escolar como um todo. Esta ação coletiva, a longo prazo, permitirá que o aluno se torne atuante no seu processo de ensino-aprendizagem e tenha a aprendizagem como uma ação prazerosa, livre de idealizações que podam os interesses relacionados ao conhecimento.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAfetividade?! : e quando as turmas são indisciplinadas?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2016-08-18T12:06:57Z-
dc.date.available2016-08-18T12:06:57Z-
dc.date.submitted2016-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14176-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectEscolas - indisciplinapt_BR
dc.subjectDisciplina escolarpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons