Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/1417
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_RodolfoZamianDanilow.pdf1,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cálculo da energia armazenada usando a transformada da incerteza
Autor(es): Danilow, Rodolfo Zamian
Orientador(es): Camargo, Ivan Marques de Toledo
Assunto: Sistemas de energia elétrica
Energia elétrica - produção
Usinas hidrelétricas
Data de apresentação: 10-Dez-2009
Data de publicação: 12-Jan-2011
Referência: DANILOW, Rodolfo Zamian. Cálculo da energia armazenada usando a transformada da incerteza. 2009. 54 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O Sistema Elétrico Brasileiro – SEB – é um sistema hidrotérmico com grande predominância de usinas hidrelétricas. Várias linhas de transmissão conectam as usinas de geração de energia elétricas às distribuidoras locais e às outras cargas. Todos esses agentes estão conectados eletricamente entre si, com exceção apenas dos estados do Amazonas, Roraima e Amapá, formando o Sistema Interligado Nacional, o SIN. Ele é constituído por quatro subsistemas, a saber: Sudeste/Centro-Oeste, Norte, Sul e Nordeste. O SIN é responsável por mais de 97% da carga do país [2], e é nele que este trabalho está interessado. O planejamento prévio da operação do SIN é feito continuamente por órgãos ligados ao Governo Federal. O Operador Nacional do Sistema Elétrico, o ONS, é responsável pelo planejamento de médio e de curto prazo. A Empresa de Pesquisa Energética, que está ligada ao Ministério de Minas e Energia, é responsável pelo planejamento de longo prazo [3]. A composição do sistema elétrico brasileiro impõe a necessidade de um intenso e contínuo estudo acerca da hidrologia que envolve a operação das usinas hidrelétricas. Um dos aspectos de suma importância que se deve conhecer é a quantidade de água armazenada nos reservatórios das hidrelétricas, que está diretamente ligado à disponibilidade de geração de energia elétrica. Essa quantidade de volume de água pode ser traduzida em energia armazenada. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é prever a quantidade de energia armazenada no reservatório equivalente de um subsistema com o resultado no formato de uma faixa de valores, para um ano, mês a mês. Esse processo é estocástico e envolve a combinação de variáveis aleatórias em um processo não-linear. A ferramenta usada será a Transformada da Incerteza, que provê uma técnica para obter as características da função densidade de probabilidade do resultado desse processo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2009.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.