Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14161
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_StefanneSouzaLaia_tcc.pdf1,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O poder das imagens didáticas na construção do saber no ensino de ciências
Autor(es): Laia, Stefanne Souza
Orientador(es): Vasconcelos, Rosylane Doris de
Assunto: Aprendizagem
Material didático
Ciências (Ensino fundamental)
Data de apresentação: Jun-2016
Data de publicação: 17-Ago-2016
Referência: LAIA, Stefanne Souza. O poder das imagens didáticas na construção do saber no ensino de ciências. 2016. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.
Resumo: Atualmente nós vivemos em uma época na qual as novas tecnologias possibilitam a fácil obtenção de imagens científicas de qualidade por meio de uma simples pesquisa na internet. Também temos revistas e livros didáticos com uma grande variedade de imagens compondo o seu conteúdo. O que estariam fazendo ali essas imagens? Apenas para fins decorativos? Para dar volume ao texto? Ou existe outro objetivo? As imagens têm um potencial bem maior do que serem simplesmente decorativas e estas infelizmente não recebem devida atenção da maioria dos seus leitores, talvez por não haver o hábito de realizar a sua observação, leitura e interpretação, tanto pelos alunos quando pelos professores, apesar da leitura e interpretação de imagens ser dada como proposta de ensino nos PCN de Ciências Naturais no Ensino Fundamental. O projeto foi aplicado em uma escola de Ensino Fundamental com base na seguinte questão: Quais são as potencialidades didáticas de uma imagem quando utilizada nas aulas de Ciências? O projeto teve como objetivo apontar as vantagens de usar imagens no Ensino de Ciências e o seu papel no aprendizado dos alunos. Para o cumprimento dos objetivos foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo com dados analisados com base em pesquisa bibliográfica. Dos resultados obtidos verificou-se que a imagem é eficiente quanto ao seu potencial construtor de conhecimento, porém ainda é preciso que haja mudanças na maneira de ensinar os nossos alunos por meio de imagens.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons