Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14160
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_SailaSilvaVelloso_tcc.pdf972,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A ocupação irregular nas margens do Lago Paranoá de Brasília-DF
Autor(es): Velloso, Saila Silva
Orientador(es): Ribeiro, Rômulo José da Costa
Assunto: Lago Paranoá
Área de proteção ambiental
Ocupações territoriais
Data de apresentação: Jun-2016
Data de publicação: 17-Ago-2016
Referência: VELLOSO, Saila Silva. A ocupação irregular nas margens do Lago Paranoá de Brasília-DF. 2016. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.
Resumo: A ocupação na Área de Preservação Permanente (APP) do Lago Paranoá trouxe consequências ambientais e sociais para Brasília, com base no Conselho Nacional do Meio Ambiente e no Código Florestal, essas áreas são responsáveis por proteger os solos, os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade. A ocupação da orla na faixa de 30 metros, na região do Lago Sul, além de ter deteriorado área de APP, inibiu o acesso da população as margens do lago. Em 2015, o governo de Brasília elaborou o plano de desocupação da orla que foi dividido em quatro fases e teve início na região do Lago Sul e Norte de Brasília. Nesse viés, para mensurar a Área de Preservação Permanente ocupada nas margens do Lago Paranoá, bem como, destacar o projeto de urbanização do governo do Distrito Federal para a área de APP desobstruída, e a partir desses dados identificar os possíveis impactos ambientais e sociais, foi realizada uma análise espacial do lago por meio do sensoriamento remoto, com imagens do satélite LANDSAT 8, e do sensor OLI, na banda 4 (vermelho) e na banda 5 (infravermelho) do espectro eletromagnético a fim de reconhecer o quantitativo de áreas antropizada e natural dentro da APP. Assim, verificou-se que o Lago Paranoá apresentou dentro da sua área de APP 55% de área degradada e 45% de áreas com vegetação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons