Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/14154
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LaylaMarcellaBarsanufCampos.pdf672,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Eficiência do Programa Caminho da Escola na redução da taxa de abandono escolar nos municípios rurais do Brasil
Autor(es): Campos, Layla Marcella Barsanuf
Orientador(es): Wilbert, Marcelo Driemeyer
Assunto: Programa Caminho da Escola
Evasão escolar
Educação do campo
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 17-Ago-2016
Referência: CAMPOS, Layla Marcella Barsanuf. Eficiência do Programa Caminho da Escola na redução da taxa de abandono escolar nos municípios rurais do Brasil. 2016. 41 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo verificar a eficiência dos municípios rurais, que participam do Programa Caminho da Escola, em reduzir a taxa de abandono escolar nos anos de 2008 a 2014. Foi analisado a taxa de abandono escolar e o número de ônibus escolares adquiridos por cada município através do Programa Caminho da Escola nos anos de 2008 a 2014. Para alcançar o objetivo proposto foi aplicada a técnica Data Envelopment Analysis – DEA. Os principais resultados mostraram que em 7 anos de execução do Programa os municípios investiram mais de 7 milhões de reais e adquiriram mais de 36 mil ônibus escolares para área rural. A análise de eficiência constatou que 333 municípios rurais podem ser considerados eficientes pois obtiveram índice igual a 1, 4 municípios foram considerados ineficientes pois obtiveram índice abaixo de 0,8. Foi observado um padrão geográfico no resultado dos índices de eficiência, aonde as regiões Sudeste e Sul representam aproximadamente 94% dos municípios mais eficientes. O índice de eficiência foi comparado ainda com a nota média do IDEB que demonstrou que quanto mais eficiente o município é, maior é a média do IDEB, e quanto menos eficiente, menor é a nota média.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons