Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1414
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_MarcoAmorimPrates.pdf6,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Presente e futuro da crítica de cinema brasileira : a opinião de quem faz
Autor(es): Prates, Marco Amorim
Orientador(es): Silva, Gustavo de Castro e
Assunto: Crítica cinematográfica
Cinema
Data de apresentação: Dez-2009
Data de publicação: 12-Jan-2011
Referência: PRATES, Marco Amorim. Presente e futuro da crítica de cinema brasileira: a opinião de quem faz. 2009. 191 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Através de entrevistas realizadas com 20 críticos de cinema em atividade em veículos de comunicação impressos e na internet, esta pesquisa discute quatro questões relacionadas ao presente e futuro da crítica de cinema no Brasil. O trabalho se organiza a partir das respostas dadas por esses profissionais, configurando-se como um breve panorama do pensamento crítico brasileiro desta primeira década do século XXI. Os críticos foram convidados a dar opiniões sobre os seguintes assuntos: as mudanças que a internet trouxe para a crítica de cinema (1), os critérios para validar e legitimar alguém como crítico (2) e a possível crise da crítica (3). Essas três questões são relativas ao momento presente. Os críticos foram perguntados também sobre os rumos que imaginam para a crítica de cinema, num exercício sobre o futuro do ofício (4) que encerra o trabalho.
Abstract: Through interviews made with 20 film critics currently writing for newspapers, magazines and the internet, this research discusses four questions related to the present and future of film criticism in Brazil. The work is organized according to the answers given by these professionals, configuring as a short panorama of Brazilian critic thinking of this first decade of the 21st century. The critics were invited to give opinions over the following subjects: the changes brought by internet to film criticism (1), the criteria to validate and legitimize someone as a film critic (2) and the possible critic crisis (3). These three questions relate to the present moment. The critics were also asked about the directions they imagine for film criticism, in an exercise about the future of the occupation (4) that closes the work.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1414
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons