Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14125
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_GuilhermePereiraMota_tcc.pdf618,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação financeira x finanças pessoais : um estudo com os alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília
Autor(es): Mota, Guilherme Pereira
Orientador(es): Lopes, Fernanda Jaqueline
Assunto: Educação financeira
Finanças pessoais
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 16-Ago-2016
Referência: MOTA, Guilherme Pereira. Educação financeira x finanças pessoais: um estudo com os alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. 2016. 40 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este estudo teve por objetivo verificar a influência das disciplinas de finanças na gestão dos recursos pessoais dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. Para o desenvolvimento do trabalho, foi aplicado um questionário com o intuito de obter a percepção dos alunos acerca da temática e traçar um perfil dos respondentes em relação aos seus investimentos. Os resultados indicam que o perfil é de alunos jovens que possuem fonte de renda fixa, poucos investimentos e baixo grau de endividamento. Não foi possível evidenciar se existe uma forte influência dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e a gestão das finanças pessoais dos alunos. Na avaliação da estrutura curricular, os alunos indicaram a existência de outras matérias que também os auxiliaram na gestão dos recursos, incluindo uma disciplina opcional dedicada ao estudo de Finanças Pessoais do próprio departamento de Ciências Contábeis.
Abstract: This study aimed to verify the influence of finance disciplines in the management of personal resources of Accounting Course students at the University of Brasilia. For the development work, a questionnaire in order to get the students' perception about the theme and plot a profile of the respondents in relation to their investment was applied . The results indicate that the profile of young students who have fixed income source , low investment and low level of debt . It was not possible to demonstrate that there is a strong influence of the knowledge learned in the classroom and personal finance management students . In the evaluation of the curriculum , students indicated the existence of other materials that also helped in the management of resources, including an optional discipline devoted to the study of Personal Finance 's own Department of Accounting.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons