Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14124
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CaioFabriciodoAmaralSilvaGarcia_tcc.pdf943,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação dos impactos da crise econômica de 2008 nos indicadores financeiros das Entidades Fechadas de Previdência Complementar
Autor(es): Garcia, Caio Fabrício do Amaral Silva
Orientador(es): Fernandes, José Lúcio Tozetti
Assunto: Indicadores econômicos
Previdência social privada
Crise econômica
Fundos de pensão
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 16-Ago-2016
Referência: GARCIA, Caio Fabrício do Amaral Silva. Avaliação dos impactos da crise econômica de 2008 nos indicadores financeiros das Entidades Fechadas de Previdência Complementar. 2016. 32 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O propósito do presente trabalho é analisar os indicadores financeiros e atuariais das Entidades Fechadas de Previdência Complementar durante a crise econômica de 2008. Para tanto, foram obtidas as Demonstrações Contábeis de 15 Fundos de Pensões entre os anos de 2004 e 2011 e, através dos 6 indicadores atuariais e 4 financeiros calculados, foram realizados o teste de média de t de student e o teste de Mann-Whitney para os três, dois e um ano precedentes e subsequentes ao evento analisado. Os dados mostram que estatisticamente houve rejeição da hipótese nula, ou seja, variação significativa após a crise, do índice de Benefícios a Conceder. No entanto, como esse índice mede apenas a proporção de obrigações com participantes ativos sobre as provisões matemáticas totais, e que os outros indicadores financeiros e atuariais não obtiveram variação estatisticamente relevante, apurou-se que a crise não teve impacto significativo nos indicadores dessas instituições. Apesar dos impactos nos mercados mundiais e, consequentemente nos investidores institucionais, a crise imobiliária americana não afetou os Fundos de Pensões no Brasil.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons