Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14123
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_BeatrizRibeiroMagalhaes_tcc.pdf2,21 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCaixeta, Juliana Eugênia-
dc.contributor.authorMagalhães, Beatriz Ribeiro-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Beatriz Ribeiro. Recursos didáticos: um universo de possibilidades para a mediação de conceitos para estudantes com polineuropatia sensitivo motora. 2016. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016.pt_BR
dc.description.abstractPesquisas com pessoas com deficiência demonstram a importância da ação de mediadores na educação formal para o desenvolvimento delas. Esse trabalho teve por objetivo analisar os recursos didáticos utilizados na mediação de conceitos sobre Universo para um estudante com polineuropatia sensitivomotora. A polineuropatia sensitivo-motora é uma doença crônica degenerativa que afeta os músculos do seu portador, causando enfraquecimento, porém não afeta a cognição. Em casos avançados, como do estudante desta pesquisa, a pessoa precisa ter atendimentos educacionais em sua residência, é o chamado atendimento pedagógico domiciliar. A pesquisa foi desenvolvida com um estudante de 19 anos, na abordagem qualitativa, com delineamento de pesquisa-ação. Foram realizadas 8 aulas com o estudante, usando recursos didáticos como: imagens, maquetes, história em quadrinhos, entre outros. A cada aula, a pesquisadora fazia anotações sobre as reações do estudante frente a cada recurso. Dessa forma, as técnicas de construção de dados foram a observação e o registro no diário de campo. Os resultados mostraram que os recursos didáticos utilizados alcançaram os objetivos propostos e obtiveram um alto grau de efetividade para o aluno em questão, pois ele demonstrou que gostou e entendeu melhor através dos recursos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRecursos didáticos : um universo de possibilidades para a mediação de conceitos para estudantes com polineuropatia sensitivo motorapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2016-08-16T12:02:43Z-
dc.date.available2016-08-16T12:02:43Z-
dc.date.submitted2016-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14123-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino - meios auxiliarespt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEnsino básico domiciliarpt_BR
dc.description.abstract1Researches with people with disabilities demonstrate the importance of mediators action in formal education for their development. This study aimed to analyze the teaching resources used in the mediation of concepts about universe for a student with sensorimotor polyneuropathy. The sensorimotor polyneuropathy is a chronic degenerative disease that affects your carrier muscles, causing weakness, but does not affect cognition. In advanced cases, such as the student of this research, a person must have educational care in your home, it is called home teaching service. The research was developed with a student of 19 years, the qualitative approach to design action research. They were held 8 classes with the student using educational resources such as images, models, comics, among others. Each class, the researcher took notes on the front of the student responses to each feature. Thus, the data construction techniques were observation and recording in the field diary. The results showed that the teaching resources used have achieved their goals and achieved a high degree of effectiveness for the student in question, for he showed that he liked and understood best through the resources.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons