Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14106
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_DanielleCristhiniCostadaSilva.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Bancos estatais estaduais : um estudo comparativo do desempenho operacional
Autor(es): Silva, Danielle Cristhini Costa da
Orientador(es): Nazaré, Sérgio Ricardo Miranda
Assunto: Indicadores econômicos
Desempenho operacional
Bancos
Instituições financeiras
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 15-Ago-2016
Referência: SILVA, Danielle Cristhini Costa da. Bancos estatais estaduais: um estudo comparativo do desempenho operacional. 2016. 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A utilização de indicadores financeiros para a avaliação do desempenho das organizações já é realizada há muito tempo. Usualmente, esses indicadores são utilizados para fazer comparações entre empresas ou mesmo entre unidades de uma mesma companhia. Assim, este estudo se destina a avaliar se os cinco bancos estatais estaduais (BRB, Banrisul, Banpará, Banese e Banestes) possuem indicadores econômicos e financeiros, Basiléia, provisionamento, eficiência e crescimento da carteira de crédito, semelhantes e/ou parecidos. Em pesquisa descritiva e quantitativa o trabalho foi direcionado para o estudo desses cinco bancos já que todos possuem governança parecida, rede de atendimento via agência física, carteira de crédito semelhante, possuem o crédito consignado como principal produto e indicadores financeiros parecidos. Foi selecionada uma amostra de cinco bancos e quatro índices. E após calcular, analisar e validar as 300 regressões testou-se a hipótese de formação do índice de Basiléia, para cada índice selecionado, o resultado encontrado foi que a hipótese de significância para as variáveis crescimento da carteira de crédito e eficiência foi rejeitada e, encontrada significância para o índice de provisionamento. Logo, os bancos não são estatisticamente semelhantes exceto quanto a provisão, e consequentemente, não têm desempenho semelhante em relação a basiléia, algo que deveria ocorrer já que os cinco bancos, teoricamente deveriam possuir desempenho semelhante para tais índices.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons