Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14098
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarianaLopesdeAraujo.pdf1,26 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mapeamento de competências : métodos e técnicas adotados na administração pública
Autor(es): Araújo, Mariana Lopes de
Orientador(es): Meneses, Pedro Paulo Murce
Assunto: Serviço público - administração de pessoal
Gestão por competências
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 12-Ago-2016
Referência: ARAÚJO, Mariana Lopes de. Mapeamento de competências: métodos e técnicas adotados na administração pública. 2016. 94 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Dez anos após a edição do Decreto nº 5.707/06 que institui a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) por meio da gestão por competências, evidências indicam que a Política não foi implementada como era esperado. Dentre as razões disso, está a falta de técnicas, procedimentos e referenciais teóricos específicos para a administração pública, que tornam a etapa de mapeamento de competências árdua e de difícil execução. Neste sentido, esta pesquisa buscou caracterizar métodos, técnicas e procedimentos de planejamento e execução de mapeamento de competências adotados por determinadas organizações públicas federais regidas pelo Decreto nº 5.707/06. Para isso, foram realizadas seis entrevistas com roteiro semiestruturado com amostragem em dois estágios. No primeiro foi estabelecida a amostra de organizações. O segundo abordou a escolha dos participantes, composta por sete servidores da área de pessoal. A técnica de análise foi feita por análise de conteúdo de forma pré e pós-categórica. Concluiu-se que o planejamento estratégico é visto como um facilitador da implementação da gestão por competências. Há uma convergência conceitual entre as organizações na conceituação da competência. Percebeu-se que o mapeamento é um processo complexo e melhor realizado de forma gradual, com aplicação de técnicas qualitativas flexíveis como entrevistas e grupos focais. Com relação à amostra, é imprescindível a participação de gestores, além dos profissionais envolvidos nas atividades. Por fim, a pesquisa sugere a ampliação do estudo para a etapa de diagnóstico de competências, e para fins práticos, avaliar o grau de efetividade de cada técnicas de coleta no mapeamento e diagnóstico.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons