Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14095
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_EduardoMendesRodrigues_tcc.pdf2,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da usabilidade do serviço de táxi no Distrito Federal : na percepção dos usuários
Autor(es): Rodrigues, Eduardo Mendes
Orientador(es): Rodrigues, Evaldo Cesar Cavalcante
Coorientador(es): Silva, Roberto Bernardo da
Assunto: Transporte público
Mobilidade urbana
Táxi
Data de apresentação: 27-Jun-2016
Data de publicação: 12-Ago-2016
Referência: RODRIGUES, Eduardo Mendes. Análise da usabilidade do serviço de táxi no Distrito Federal: na percepção dos usuários. 2016. 95 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Documentos oficiais têm apontado que os gestores do serviço de táxi no Distrito Federal (DF) apresentaram problemas para manter a regularidade do serviço na cidade. Isto tem gerado questionamentos acerca da qualidade desse serviço prestado na capital. Nesse trabalho encontra-se uma investigação acerca da usabilidade do serviço de táxi no DF, na percepção dos usuários. A pesquisa teve como referencial teórico: Gestão de Transportes, Mobilidade Urbana, Usabilidade e Serviço de Táxi. Como método de análise, este estudo utilizou o a Análise Multicritério de Apoio a Decisão Construtivista (MCDA-C). Este método permite que dados qualitativos sejam quantificados, desta maneira pôde-se analisar os resultados subjetivos e também os dados oriundos de cálculo matemático. Este método contou com um brainstorm com especialistas na área de transporte público a fim de definir os seguintes critérios para análise da percepção da usabilidade do serviço de táxi: veículo, sistemas de apoio, ação profissional e origem-destino. Os dados quantitativos foram originados através do lançamento dos dados coletados na ferramenta MAMADecisão, esta é capaz de calcular e gerar índices que puderam ser analisados à luz da teoria. Os índices de usabilidade com base nos critérios mostraram-se altos e significativos na percepção dos usuários. Os resultados desse estudo mostraram-se contrastantes em relação à crise em que se encontra o referido serviço no DF.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons