Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14093
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GabyFlorencadeCamargo.pdf210,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Recursos e metodologia aplicados no ensino de botânica : uma revisão bibliográfica
Autor(es): Camargo, Gaby Florença de
Orientador(es): Oliveira, Maria Cristina de
Assunto: Ensino - meios auxiliares
Botânica - estudo e ensino
Material didático
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 12-Ago-2016
Referência: CAMARGO, Gaby Florença de. Recursos e metodologia aplicados no ensino de botânica: uma revisão bibliográfica. 2015. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: É sabido que os alunos estão cada vez mais desmotivados em relação ao aprendizado de Botânica. Um dos principais motivos se deve ao fato das aulas, na maioria das vezes, serem teóricas e repletas de palavras e definições que precisam ser decoradas. Além disso, autores citam a precariedade de equipamentos, métodos e tecnologias que poderiam estimular e auxiliar nesse processo. Nesse sentido, essa proposta busca identificar práticas docentes que de alguma forma motivem, facilitem e tornem mais eficiente o processo de ensino-aprendizagem de Botânica no Ensino Fundamental e Médio. Para isso, foi realizado levantamento bibliográfico sobre práticas docentes que estejam colaborando de fato para um ensino de Botânica mais interessante, motivador e eficaz. Com a pesquisa, foi constatado a escassez de trabalhos publicados envolvendo, de fato, metodologias e recursos que auxiliem no ensino de Botânica. Com isso, foi construída uma listagem, categorizada, dos trabalhos encontrados com o objetivo de facilitar o acesso a professores e profissionais da área. Ao final, foi possível perceber a importância da utilização de recursos adequados ao conteúdo. Mas, além disso, destaca-se a necessidade de cuidados precisos relacionados a forma como o professor apresenta e explora cada recurso didático.
Abstract: It is well known that students are increasingly motivated in relation to Botany learning. One of the main reasons is because of the classes, most of the time, being theoretical and plenty of words and definitions that need to be decorated. In addition, authors cite the precariousness of equipment, methods and technologies that could stimulate and assist in this process. In this sense, this proposal seeks to identify teaching practices that somehow motivate, facilitate and make more efficient the Botany teaching-learning process in primary and secondary schools. For this, we conducted literature on teaching practices that are collaborating in fact to a teaching Botany more interesting, motivating and effective. Through research, it was found the scarcity of published papers involving, in fact, methodologies and resources to assist in teaching botany. Thus, it was built a list, categorized, the work found with the aim of facilitating access to teachers and professionals. In the end, it saw the importance of using appropriate resources to the content. But beyond that, there is the need for accurate care related how the teacher presents and explores each teaching resource.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons