Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14089
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MagayverDayanAfonsoSilva.pdf689,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Química da análise de alimentos : proposta de texto de divulgação científica
Autor(es): Silva, Magayver Dayan Afonso
Orientador(es): Gauche, Ricardo
Assunto: Alimentos
Informação nutricional
Química dos alimentos
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 11-Ago-2016
Referência: SILVA, Magayver Dayan Afonso. Química da análise de alimentos: proposta de texto de divulgação científica. 2016. vi, 38 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A partir da elaboração de um texto de divulgação científica, este trabalho tem como objetivo apresentar a Química como uma fonte importante para melhor compreensão da informação nutricional dos alimentos expressos na rotulagem, as suas características sensoriais e algumas técnicas experimentais utilizadas para a determinação de suas composições nutricionais. Diversas enfermidades são causadas pelo consumo de alimentos inadequados, sendo a vigilância sanitária e os laboratórios de saúde pública os principais órgãos na fiscalização e caracterização dessas inconformidades. A criação de normas sanitárias no país ocorreu de forma gradual e todo o arcabouço legal existente hoje, orienta fabricantes e agentes públicos no que concerne a um bom produto alimentício. A população, em diversas situações, não consegue acompanhar as inovações que ocorrem nessa área, seja pela falta de conhecimento científico ou mesmo pela dificuldade em encontrar materiais que abordem esses assuntos. Educadores e o próprio governo federal têm debatido formas de popularização da ciência, permitindo que pessoas leigas compreendam melhor a sociedade tecnológica atual e que esse conhecimento seja útil na construção de uma sociedade verdadeiramente democrática. O trabalho desenvolvido utiliza esse contexto e o meio encontrado para divulgar a ciência, mais especificamente a Química, tendo como temática os alimentos é por meio da construção de um texto. Esse instrumento oportuniza a disseminação do conhecimento científico em diversos locais, como escolas, associações ou mesmo nas casas das pessoas. A partir de pesquisas bibliográficas, não foram encontrados muitos textos de divulgação científica com o conteúdo que está sendo apresentado neste trabalho, mostrando a grande oportunidade de se discutir esse assunto. A formação de uma sociedade mais autônoma e com maior poder de reflexão e decisão, depende das informações e do conhecimento que ela dispõe, e este trabalho, além da popularização da ciência, tem esse objetivo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2016.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons