Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14073
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JanainadeMoraisPereira.pdf1,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Da sala de estudos para o palco : estudo sobre o preparo emocional para a performance musical dos bacharelandos em um piano da Universidade de Brasília
Autor(es): Pereira, Janaina de Morais
Orientador(es): Corrêa, Antenor Ferreira
Coorientador(es): Fraga, Vinícius de Sousa
Assunto: Piano - instrução e estudo
Inteligência emocional
Músicos
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 11-Ago-2016
Referência: PEREIRA, Janaina de Morais. Da sala de estudos para o palco: estudo sobre o preparo emocional para a performance musical dos bacharelandos em piano da Universidade de Brasília. 2016. 112 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar o preparo emocional para a performance musical dos bacharelandos em piano da Universidade de Brasília. Com esse intuito, realizei entrevistas com seis estudantes, a fim de investigar suas percepções pessoais sobre o preparo emocional, as influências do estado emocional na performance musical pública e verificar como é o preparo emocional para a performance musical desses bacharelandos em piano da Universidade de Brasília. Assim, a revisão de literatura dessa investigação foi realizada com base nos conceitos de Inteligência Emocional, Performance Musical e as estratégias elencadas pela literatura especializada para o preparo emocional (CERQUEIRA et al, 2012; CUNHA, 2013; GOTTMAN, 1997; MENDONÇA, 2015; RAY, 2009; SCHNEIDER, 2011; SINICO; WINTER, 2012). A partir de uma abordagem qualitativa, a análise das entrevistas possibilitou uma visão global de como os bacharelandos preparam-se emocionalmente para a performance musical. Dessa forma, os resultados mostraram que os entrevistados possuem estratégias para realizar o preparo emocional, no entanto, eles não demonstraram estar conscientes do processo de preparação, isto é, planejamento, monitoramento e regulação das estratégias aplicadas. Além disso, o preparo emocional desenvolvido por esses estudantes não apresentou todos os fundamentos identificados na literatura especializada, sendo um dos principais, as estratégias de controle emocional. Assim, entendemos que para um processo eficaz, o preparo emocional deveria estruturar-se em no mínimo três características básicas: a capacidade de consciência, compromisso e persistência no processo de preparo emocional.
Abstract: The main goal of this research was to investigate the emotional preparation for musical performance used by undergraduate students of piano at University of Brasília. Six students was interwied in order to investigate their individual perceptions about emotional preparation, the influence of emotional state in their public music performance, and to verify how these students are emotionally preparing themselves for the musical performance. Therefore, the literature review was based on the concepts of Emotional Intelligence, Music Performance, and strategies for the emotional preparation (CERQUEIRA et al, 2012; CUNHA, 2013; GOTTMAN, 1997; MENDONÇA, 2015; RAY, 2009; SCHNEIDER, 2011; SINICO; WINTER, 2012). From a qualitative approach, the analysis of interviews enabled a global vision about how the undergraduated students prepare themselves emotionally for the music performance. By this way, the results showed that the students have strategies to deal with their emotional preparation; however, they have not demonstrated being totally aware of the preparation process, which includes, planning, monitoring, and regulating strategies applied. Furthermore, the emotional preparation developed by these students did not present all the strategies identified in the literature, specially, strategies for emotional control. In this sense, it can be concluded that if an effective process is intended, the emotional preparation should be structured at least over three basics characteristics: the capacity of awareness, commitment, and endurance in the process of emotional preparation.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2016.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons