Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14067
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LucianadaSilvaMendesFerreira.pdf3,42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Apagamento
Autor(es): Ferreira, Luciana da Silva Mendes
Orientador(es): Dias, Karina e Silva
Assunto: Arte contemporânea
Percepção visual
Sentidos e sensações
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 10-Ago-2016
Referência: FERREIRA, Luciana da Silva Mendes. Apagamento. 2015. [177] f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Apagamento encontra seu lugar nessa desestrutura poética. Um texto que compõe um capítulo de um livro é rasurado. As palavras são apagadas com a ajuda de lápis borracha. As folhas são desgastadas de forma determinada e insistente pela tentativa do apagamento e, muitas vezes, chegam a rasgar. O apagamento não consegue alcançar seu sentido pleno: o estado da folha totalmente branca. Ora é mais bem sucedido, ora menos. Algumas palavras são deixadas propositalmente intactas e o seu negro intenso contrasta com as rasuras profundas que as envolvem. Assim, em meio ao apagamento, surge a “fala de fragmento”1. Palavras soltas do autor resistem às rasuras e se tornam, momentaneamente, palavras de quem apaga o texto. São vestígios, rastros, um discurso desconstruído. Assim, a experiência de Apagamento não se reduz ao resultado de um livro rasurado. É, antes de tudo, um envolvimento ativo com o fazer. Apagamento é, assim, uma intervenção no texto, trabalhando, ao mesmo tempo, no texto, com o texto e contra o texto.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2015.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons