Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/1406
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_AndreCastro_VictorTeichmann.pdf15,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de desempenho da transmissão de sinais OFDM em banda base sobre fibras multimodo de perfil degrau
Autor(es): Castro, André H. S.
Teichmann, Victor S. C.
Orientador(es): Mello, Darli Augusto de Arruda
Cartaxo, Adolfo
Assunto: Fibras óticas
Multiplexação
Sistemas ópticos
Sistemas de comunicação sem fio
Data de apresentação: 2-Set-2010
Data de publicação: 10-Jan-2011
Referência: CASTRO, André H. S.; TEICHMANN, Victor S. C. Análise de desempenho da transmissão de sinais OFDM em banda base sobre fibras multimodo de perfil degrau. 2010. 90 f. Monografia (Bacharelado em Redes de Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Multiplexação por divisão em frequências ortogonais (orthogonal frequency division multiplexing - OFDM) é uma técnica de modulação que é bastante difundida nos sistemas de comunicação sem fio. A sua robustez contra os efeitos de multi-percurso e interferência inter-simbólica causadas por um canal dispersivo faz com que taxas de transmissão mais elevadas dos que as utilizadas anteriormente sejam possíveis nesses sistemas. Recentemente, estudos que visam a aplicar essa técnica em sistemas ópticos têm sido desenvolvidos. Esta monografia visa aplicar a técnica de modulação OFDM em fibras multimodo (multimode fiber - MMF), para avaliar o comportamento do sinal perante a dispersão modal da fibra. Esse estudo inclui a análise de diversas condições de lançamento da luz em uma fibra, bem como para diferentes comprimentos da fibra. O conhecimento dos modos de acoplamento na fibra é fundamental para a otimização do sistema, permitindo assim buscar a maximização do produto banda-comprimento de fibra (BxL). O estudo que esta tese desenvolve foi motivado pelo baixo custo de implementação de fibras multimodo em redes de curta distância.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2010.
Aparece na Coleção:Engenharia de Redes de Comunicação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.