Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14058
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AnaCeciliaLaurindoSchettino.pdf4,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Escala elo caos espaços abertos de formação livre
Autor(es): Schettino, Ana Cecília Laurindo
Orientador(es): Camara, Rogerio José
Assunto: Ensino
Design
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 10-Ago-2016
Referência: SCHETTINO, Ana Cecília Laurindo. Escala elo caos espaços abertos de formação livre. 2015. 47 f., il. Monografia (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O ponto de partida deste trabalho é a discussão e questionamento de aspectos referentes ao modelo de ensino formal, envolvendo utopias, com a intenção de plantar sementes de renovação e usando territórios passíveis de ocupação como cenário. Ensino, territórios e utopias são as palavras norteadoras que desde o início foram utilizadas como referência. A partir de um aprofundamento sobre cada uma delas advém uma proposta de projeto que visa incentivar o surgimento de espaços abertos de formação livre, baseado em sistema de encontros mediados por uma caixa, que pode servir como instrumento pedagógico. As palavras iniciais se desdobraram em elementos fundamentais para o projeto: o encontro físico entre pessoas com a finalidade de uma formação não-institucional, uma caixa que contém as ferramentas para que esse encontro aconteça e a uma rede formada pelos participantes, gerada a partir dos elementos anteriores. Este sistema, como um produto final, ainda possui um futuro incerto, mas suas diretrizes são estabelecidas de modo a garantir que seu caminho seja aberto e autônomo, como o ensino deveria ser.
Abstract: The project’s goal is to discuss and question aspects of the current formal education model using the idea of utopias, with the intention of planting seeds of renovation, and using territories as scenarios. From the beginning of the process, the words education, territories and utopias emerged as the main concepts of reference, and the project proposal came after a more detailed analysis of each one. The project encourages the emergence of open spaces of open education (espaços abertos de formação livre), which consist of a system of encounters mediated by a box, considered a pedagogical tool. The three concepts were explored as the key elements of the project: a physical meeting of people for a non-institutional education (escala), a box with the tools that enable the meeting to happen (caos), and a network formed by the participants (elo), built from the previous elements. Finally, this system has an uncertain future, but works as a set of guidelines that encourage its path to be open and autonomous, as education should be.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, 2015.
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Projeto do Produto



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons