Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14046
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AntonioCarlosPradodeAndrade_tcc.pdf1,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A produção científica sobre matéria tributária em periódicos internacionais no período de 2000 a 2015
Autor(es): Andrade, Antonio Carlos Prado de
Orientador(es): Pereira, Clésia Camilo
Assunto: Tributação
Impostos - arrecadação
Produção científica
Ciências Contábeis - produção científica
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 10-Ago-2016
Referência: ANDRADE, Antonio Carlos Prado de. A produção científica sobre matéria tributária em periódicos internacionais no período de 2000 a 2015. 2016. 75 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A tributação é um importante aspecto das relações sociais. Ela é a principal forma de financiamento dos governos. Dado seu caráter compulsório, representa uma despesa para as empresas que obrigatoriamente impacta sobre o resultado final. Devido a esta importância são várias as pesquisas que buscam entender a relação entre contribuinte e Estado. Este artigo busca entender as características dos artigos sobre matéria tributária publicados em periódicos internacionais durante o período compreendido entre 2000 e 2015. Procedeu-se a realização de um estudo bibliográfico com análise descritiva. De um total de 15.653 artigos publicados nos 42 periódicos selecionados, 485 tratavam de pesquisa na área tributária, representando 3,1% do total. O periódico com maior representatividade de artigos tributários foi o Journal of International Accounting, Auditing and Taxation, com 15,18% de representatividade entre seus artigos publicados enquanto o Journal of Accounting and Economics foi o que mais publicou artigos tributários, com 46 artigos. As subáreas tributárias mais pesquisadas são “impactos tributários-financeiros”, “administração tributária, “sociologia e psicologia tributária” e “ensino e pesquisa” que juntas correspondem a 91,55% do total de artigos. A instituição acadêmica com maior quantidade de autores afiliados a ela é a Universidade A&M do Texas com 15 autores. O autor mais prolífero foi Grant Richardson com 11 artigos publicados. O pais que teve mais instituições acadêmicas com sede em seu território foram os Estados Unidos da América, com 202 universidades. A média de publicação nos 16 anos do período desta pesquisa foi de 30,31 publicações anuais. 40,21% dos artigos foram feitos por duplas de pesquisadores, sendo esta a forma preferencial de formação autoral.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons