Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/14025
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DouglasPereiraGomes.pdf803,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção de alunos com deficiência auditiva do ensino regular na utilização de modelos em botânica
Autor(es): Gomes, Douglas Pereira
Orientador(es): Oliveira, Maria Cristina de
Coorientador(es): Freitas, Maria de Lourdes Lazzari de
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Ensino audiovisual
Botânica - estudo e ensino
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 9-Ago-2016
Referência: GOMES, Douglas Pereira. Percepção de alunos com deficiência auditiva do ensino regular na utilização de modelos em botânica. 2015. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar a percepção dos alunos com deficiência auditiva do ensino fundamental, na utilização de modelos representativos do ciclo de vida das Gimnospermas e Angiospermas no ensino de Ciências Naturais. O trabalho foi realizado em uma escola pública de ensino regular na cidade de Planaltina no Distrito Federal. Para a realização desta pesquisa foram criados modelos em biscuit do ciclo de vida das gimnospermas e angiospermas. A metodologia utilizada foi a aplicação dos modelos em sala de aula e após uma entrevista semiestruturada com os sete alunos com deficiência auditiva, além de uma entrevista semiestruturada com a professora responsável pela sala de recursos da escola. Para a realização das entrevistas com os alunos, foi necessário a participação do professor intérprete de libras. Com a aplicação desse estudo foi possível verificar a partir da percepção dos alunos, o quão é necessário a utilização de modelos como recurso didático, excepcionalmente quando se trabalha no ensino de botânica nas aulas de Ciências Naturais com alunos com deficiência auditiva.
Abstract: This study aimed to verify the perception of students with hearing impairment of elementary school, the use of representative models of the life cycle of Gymnosperms and Angiosperms in the teaching of natural sciences. The study was conducted in a public school in regular school in the city of Planaltina in the Federal District. For this research were created models biscuit in the life cycle of gymnosperms and angiosperms. The methodology used was the application of the models in the classroom and after a semi-structured interview with seven students with hearing impairment, plus a semi-structured interview with the teacher responsible for the school's resource room. For the interviews with the students, it was necessary the participation of the interpreter pounds teacher. With the application of this study we observed from the perception of the students, how the use of models as a teaching resource is necessary in exceptional circumstances when working in the teaching of botany in the classes of Natural Sciences with students with hearing impairment.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons