Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14024
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ThiagoAntonioVaranda.pdf1,7 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Otimização de rotas e redução dos custos de operação da coleta seletiva
Autor(es): Varanda, Thiago Antonio
Orientador(es): Gomes, Vanessa Cabral
Assunto: Resíduos sólidos
Lixo - eliminação
Coleta seletiva de lixo
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 9-Ago-2016
Referência: VARANDA, Thiago Antonio. Otimização de rotas e redução dos custos de operação da coleta seletiva. 2015. 43 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barretos- SP, 2015.
Resumo: O aumento populacional gera um acumulo de resíduos sólidos que são, na sua maioria, descartados nos aterros sanitários ou de forma irregular, podendo causar o surgimento de doenças, afetando a população e o meio ambiente. Como medidas para amenizar este impacto a todo sistema, torna-se necessário a implantação de um sistema de coleta seletiva de resíduos mais eficaz. Por lei federal, é de responsabilidade dos municípios implantar mecanismos capazes de reduzir a degradação ambiental. Os altos custos para que alcancem a forma ideal de coleta seletiva e o tratamento adequado dos resíduos produzidos, geram um alto valor financeiro aos cofres públicos. Por esta razão, muitos municípios enfrentam dificuldades econômicas, requerendo maiores recursos financeiros para resolver o problema existente. Projetos com o Sistema de Informação Geográfica (SIG) e de simulações com a roteirização de veículos podem representar um meio viável para que se consigam reduzir os custos, otimizando o tempo de deslocamento dos veículos empregados na coleta seletiva, e podendo ter um maior aproveitamento na execução dos seus serviços.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Diretoria de Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Programa Nacional de Formação em Administração Pública, Universidade de Brasília, 2015.
Aparece na Coleção:Administração Pública



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons