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Título: O efeito do apelo nutricional na indução ao engano do consumidor de néctar
Autor(es): Bontempo, João Paulo Gonçalves
Orientador(es): Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
Assunto: Rótulos
Consumidores - preferência
Consumo (Publicidade)
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 5-Ago-2016
Referência: BONTEMPO, João Paulo Gonçalves. O efeito do apelo nutricional na indução ao engano do consumidor de néctar. 2016. 57 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Os consumidores sofrem constante pressão para fazer melhores escolhas sobre seus alimentos. Nesse cenário, os consumidores buscam cada vez mais informações em adversos meios. Muitas empresas de alimento fazem uso de apelo nutricional nos rótulos, pois este é um meio de comunicação entre o produto e o consumidor. No entanto, algumas informações presentes no rótulo de alguns segmentos de produtos podem induzir ao engano o consumidor. Este estudo teve como objetivo investigar se o apelo nutricional no rótulo em marcas reais de néctar em caixinha ode induzir os consumidores ao engano. Para isso, foi feito um experimento online, onde os rótulos de duas marcas de néctar em caixinha Adoralle e Del Valle, selecionadas em uma etapa anterior ao experimento de acordo com o benefício informativo. Os rótulos das marcas com maior e menor benefícios informativos foram manipulados e apresentados a dois grupos distintos. Nesses dois grupos havia duas seções. Na primeira seção havia o rótulo sem apelo nutricional e na segunda seção havia o rótulo com apelo nutricional. Os resultados mostram que as alegações nutricionais podem induzir o consumidor ao engano do tipo interatributo (HASTAK; MAZIS, 2011). Foi demonstrado uma melhor avaliação de sabor e saúde e uma maior presença de aditivos e conservantes na presença dom apelo do nutricional. Esse estudo corrabora as conclusões de estudos anteriores sobre o engano do consumidor relacionado a presença de apelo nutricional no rótulo. Outra contribuição relevante é o uso de marcas reais, o que preencheu uma lacuna apontada por Orquin e Scholderer (2015) que fizeram uso de marcas fictícias em seu estudo. Isso contribui para o enriquecimento do campo de conhecimentos sobre o comportamento do consumidor, pois mostra como a marca pode induzir pessoas ao engano. O presente trabalho contribui ainda ao levar em conta o efeito das variáveis demográficas no engano do consumidor, o que pode dar suporte a futuras pesquisas na área, contribuindo para o melhor entendimento do comportamento de consumo. Por fim, os resultados do presente estudo apontam que o apelo nutricional pode induzir alguns grupos (e.g., consumidores com menor nível de instrução) ao engano isso pode indicar uma necessidade de regulamentação por parte de órgãos de fiscalização como a ANVISA. No que tange o uso nutricional em rótulos frontais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
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