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https://bdm.unb.br/handle/10483/13988
Título: | Relacionamentos de cooperação entre empresas de pequeno porte : um estudo dos food trucks do Distrito Federal |
Autor(es): | Apolinário, Amanda Reis de Almeida |
Orientador(es): | Costa, Helena Araújo |
Assunto: | Cooperação empresarial Micro e pequenas empresas Food truck |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 5-Ago-2016 |
Referência: | APOLINÁRIO, Amanda Reis de Almeida. Relacionamentos de cooperação entre empresas de pequeno porte: um estudo dos food trucks do Distrito Federal. 2016. 65 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Este estudo tem como tema os relacionamentos de cooperação entre pequenas
empresas, colocando seu foco sobre os Food Trucks (FT) existentes no Distrito
Federal. Os FT são cozinhas móveis, de pequenas dimensões, que atuam sobre
rodas transportando e vendendo alimentos ao público, de forma itinerante. A
cooperação entre pequenas empresas é entendida como a união destas para
alcançarem soluções coletivas, porém, mantendo a independência individual. O
objetivo geral desta pesquisa é apresentar como ocorre a cooperação entre os Food
Trucks e quais as principais vantagens obtidas a partir desses relacionamentos.
Para atingir esse objetivo, realizou-se uma pesquisa exploratório-descritiva com
abordagem quantitativa, utilizando métodos de estatística descritiva para análise dos
dados. Foram aplicados questionários estruturados junto a 31 proprietários ou
gerentes de Food Trucks. Os resultados mostram que o perfil dos respondentes foi
de empresas jovens, formais, com poucos funcionários e com predominância entre
hambúrgueres e sanduíches entre os produtos comercializados. Os relacionamentos
de cooperação entre eles podem ser caracterizados pela existência de mais
parcerias do que desentendimentos, pelo fácil relacionamento com os trucks que
comercializam produtos diferentes ou complementares e também pela não
existência de contratos formais entre as parcerias. Também revelou-se que, em
relação às ações de cooperação realizadas por eles, apenas as mais simples são
amplamente adotadas, tais como realizar indicações de outros trucks para clientes
ou para participação em eventos, compartilhamento de informações no mercado e a
divulgação dos eventos em redes sociais. Enquanto as ações mais complexas, tais
como a realização de treinamentos e palestras para os funcionários ou proprietários,
contratação de consultorias e a compra de ingredientes em conjunto possuem baixo
nível de presença. Desta forma, infere-se que as vantagens obtidas tornam-se
proporcionais às ações realizadas. Esse fato pode encontrar explicação devido ao
pouco tempo de existência das empresas e a uma possível falta de conhecimento do
tema pelos proprietários. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. |
Aparece na Coleção: | Administração
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