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Título: Relacionamentos de cooperação entre empresas de pequeno porte : um estudo dos food trucks do Distrito Federal
Autor(es): Apolinário, Amanda Reis de Almeida
Orientador(es): Costa, Helena Araújo
Assunto: Cooperação empresarial
Micro e pequenas empresas
Food truck
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 5-Ago-2016
Referência: APOLINÁRIO, Amanda Reis de Almeida. Relacionamentos de cooperação entre empresas de pequeno porte: um estudo dos food trucks do Distrito Federal. 2016. 65 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este estudo tem como tema os relacionamentos de cooperação entre pequenas empresas, colocando seu foco sobre os Food Trucks (FT) existentes no Distrito Federal. Os FT são cozinhas móveis, de pequenas dimensões, que atuam sobre rodas transportando e vendendo alimentos ao público, de forma itinerante. A cooperação entre pequenas empresas é entendida como a união destas para alcançarem soluções coletivas, porém, mantendo a independência individual. O objetivo geral desta pesquisa é apresentar como ocorre a cooperação entre os Food Trucks e quais as principais vantagens obtidas a partir desses relacionamentos. Para atingir esse objetivo, realizou-se uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem quantitativa, utilizando métodos de estatística descritiva para análise dos dados. Foram aplicados questionários estruturados junto a 31 proprietários ou gerentes de Food Trucks. Os resultados mostram que o perfil dos respondentes foi de empresas jovens, formais, com poucos funcionários e com predominância entre hambúrgueres e sanduíches entre os produtos comercializados. Os relacionamentos de cooperação entre eles podem ser caracterizados pela existência de mais parcerias do que desentendimentos, pelo fácil relacionamento com os trucks que comercializam produtos diferentes ou complementares e também pela não existência de contratos formais entre as parcerias. Também revelou-se que, em relação às ações de cooperação realizadas por eles, apenas as mais simples são amplamente adotadas, tais como realizar indicações de outros trucks para clientes ou para participação em eventos, compartilhamento de informações no mercado e a divulgação dos eventos em redes sociais. Enquanto as ações mais complexas, tais como a realização de treinamentos e palestras para os funcionários ou proprietários, contratação de consultorias e a compra de ingredientes em conjunto possuem baixo nível de presença. Desta forma, infere-se que as vantagens obtidas tornam-se proporcionais às ações realizadas. Esse fato pode encontrar explicação devido ao pouco tempo de existência das empresas e a uma possível falta de conhecimento do tema pelos proprietários.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
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