Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13985
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_BeatrizGabrieledeCastroSilvaIrber.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Trabalhadoras terceirizadas de limpeza e conservação da UnB : relatos de violências, invisibilidade e precarização
Autor(es): Irber, Beatriz Gabriele de Castro Silva
Orientador(es): Almeida, Tânia Mara Campos de
Assunto: Limpeza - terceirização
Mulheres - emprego
Universidade de Brasília (UnB) - trabalhadores terceirizados
Terceirização
Trabalho - terceirização
Invisibilidade social
Data de apresentação: Jul-2016
Data de publicação: 5-Ago-2016
Referência: IRBER, Beatriz Gabriele de Castro Silva.Trabalhadoras terceirizadas de limpeza e conservação da UnB: relatos de violências, invisibilidade e precarização. 2016. 74 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O sentimento de não reconhecimento e invisibilidade pública é comum à categoria profissional de terceirizadas∕os de limpeza e conservação de instituições públicas. Esta pesquisa teve como proposta retratar, descrever e analisar os relatos feitos durante a coleta de dados da pesquisa mais ampla, “Trabalhadoras invisibilizadas – trabalho, cidadania, saúde, educação e violência”, que copilou dados dessa categoria de trabalhadoras no que concerne ao perfil socioeconômico e aos aspectos relacionados ao cotidiano do trabalho, violências, situações de discriminação e precarização. Isso foi feito por meio de uma pesquisa quali-quantitativa, que consistiu em coleta de dados por meio de questionários semiestruturados. O presente trabalho, portanto, é parte dos resultados da investigação sociológica sobre a categoria profissional de terceirizadas de limpeza e conservação da Universidade de Brasília/UnB (DF, Brasil). O trabalho discorre sobre a articulação dos eixos de interseccionalidades de gênero, raça e classe, perpassando por situações de invisibilidade, violências, discriminações e precarização do trabalho de um ofício considerado abjeto e não valorizado, o trabalho terceirizado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons